Encontro de Seminaristas enfatiza a importância da espiritualidade na formação

Com missa presidida por dom Cláudo Sturm, de Patos de Minas e dom Paulo Mendes Peixoto foi encerrado nesta quarta-feira, dia 09, na Casa da Cultura das Irmãs Dominicanas, o 2º Encontro de Seminaristas da Província de Uberaba. A espiritualidade foi o foco dos debates.

O encontro, realizado durante três dias, reuniu cerca de 40 seminaristas das dioceses de Ituiutaba, Patos, Uberlândia e Arquidiocese de Uberaba. Também participaram reitores dos seminários da província.

Através do assessor, padre Fábio Costa, reitor do Seminário de Teologia de Luz – MG, os seminaristas puderam aprofundar no tema “Dimensão Espiritual no Processo Formativo”. Assim, o grupo debateu a espiritualidade do seminarista, da casa de formação e das pastorais. Também enfocaram a espiritualidade que brota da Palavra e da Eucaristia e a que vem da comunhão presbiteral.

Para Douglas Nunes, do 1º Ano de Teologia em Uberlândia, é fundamental vivenciar a espiritualidade, este encontro com Cristo, pois só assim será possível levá-la ao irmão.

Já Édson Carlos Braz, seminarista do 4º Ano de Teologia em Ituiutaba, não há porque temer as nossas fraquezas, afinal, temos consciência de que na fé podemos promover este encontro permanente com Jesus Cristo.

Para padre Fábio Costa este aprofundamento na espiritualidade é fundamental no período de formação, pois, dentre outras coisas auxilia o postulante a decidir sobre a sua verdadeira vocação ao sacerdócio. O segundo encontro, disse padre Geraldo Maia, reitor do Seminário São José em Uberaba, ainda teve como aspecto importante a interação entre os seminaristas e também entre os formadores. “Ela contribui muito para o processo formativo dos nossos futuros padres,” acentuou ele.

Encerrando o encontro no dia 09 de julho, dom Cláudio Nori Sturm presidiu missa que foi concelebrada por dom Paulo Peixoto e os sacerdotes reitores. O bispo de Patos disse que aquele que conduz a comunidade precisa estar profundamente compenetrado e ter uma espiritualidade centrada no Cristo. “Daí a importância de que a espiritualidade esteja fortemente presente durante o processo de formação, no sentido de que em sua caminhada o sacerdote possa estar sempre recorrendo a esta fonte que é Cristo,” acentuou ele.

O arcebispo de Uberaba, por sua vez, fez questão de ressaltar esta troca de experiência entre os seminaristas das dioceses irmãs. “Ela enriquece a formação do clero regional, alem de demonstrar a unidade da Província de Uberaba,” destacou dom Paulo Mendes Peixoto, anunciando que em 2015 o 3º Encontro de Seminaristas irá acontecer em Patos de Minas por ocasião das comemorações do centenário daquela diocese.

Rubério Santos

Assessor de Imprensa

Uberaba, 10 de julho de 2014

#gallery-5 { margin: auto; } #gallery-5 .gallery-item { float: left; margin-top: 10px; text-align: center; width: 33%; } #gallery-5 img { border: 2px solid #cfcfcf; } #gallery-5 .gallery-caption { margin-left: 0; } /* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

.

0 visualização
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba