Encontro Internacional de Seminaristas por videoconferência

Encontro Internacional de Seminaristas por videoconferência

No primeiro dia do mês de maio foi realizado pelo Seminário São José do Rio de Janeiro e pela OSIB (Organização de Seminários e Institutos do Brasil) o Primeiro Encontro Internacional de Seminaristas, que contou com a participação do Secretário para os

Seminários da Congregação do Clero, Dom Jorge Patrón (foto).

O objetivo seria um retiro mensal aos seminaristas do Seminário São José do Rio de Janeiro. Com o avanço da COVID-19 no Brasil e países vizinhos, muitos Seminários adotaram a medida de enviar seus seminaristas para suas casas a fim de que, junto de suas famílias, continuassem a formação. A nova realidade provocou nos organizadores do evento uma alteração quanto ao público. O que seria restrito aos seminaristas do Rio de Janeiro, foi proporcionado também aos demais seminaristas, padres, reitores de Seminários do Brasil e de toda a América Latina.


O encontro foi a oportunidade de refletir com Dom Patrón a mensagem do Papa Francisco para o Quinquagésimo-Sétimo Dia Mundial de Orações pelas Vocações - celebrado e comemorado anualmente no Domingo do Bom Pastor, este ano em 03 de maio. O papa dirigiu através da mensagem a cada seminarista, a cada padre, a cada religioso, a cada vocacionado quatro palavras fundamentais que acompanham e nos devem acompanhar por todo o processo inicial e permanente de formação: gratidão, ânimo, fadiga e louvor.

Além da reflexão da mensagem do Papa Francisco, Dom Patrón se dispôs a ouvir os seminaristas nas dúvidas, anseios e fadigas que encontram no discernimento vocacional.


O Encontro proporcionou exatamente um grande diálogo e reflexão para a nova realidade que enfrentamos mediante a imposição de um distanciamento social ocasionado pela pandemia do Covid-19, sobretudo, o como cultivar a vida de comunidade, fraternidade, sendo que cada seminarista se encontra em sua casa. Um dos pontos apresentados por Dom Patrón foi justamente o primordial espírito de comunidade entre os seminaristas que parte não da estrutura, mas do profundo desejo de estar em unidade com os demais seminaristas. É o que proporciona o vínculo de fraternidade no futuro presbitério. Muitas vezes e por razões pastorais não poderão estar unidos fisicamente, mas pela oração e pelo desejo de cada padre mantêm assim a comunhão com os irmãos no ministério ordenado.

O testemunho de oração de Dom Patrón, sua boa disposição e a grande comunidade seminarista foram fatores que proporcionaram um encontro agradável, amenizando as inquietações, dúvidas de seminaristas, padres e religiosos que vivem nesses tempos uma nova dinâmica da formação. Novas interrogações e dúvidas surgem e ameaçam agitar nosso coração, mas é do próprio Cristo que podemos ouvir o convite reanimador: “Coragem! Não tenhais medo!” Assim prosseguimos em nossa caminhada vocacional.

Seminarista Ademar P. Martins Junior

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede