Encontro Regional de Diáconos Permanentes

Foi realizado nos dias 6,7 e 8 de novembro, no Centro Cultural das Irmãs Dominicanas, o Encontro Regional de Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Uberaba. Oportunamente foi anunciada a reabertura dos trabalhos da Escola Diaconal Santo Estevão para a formação de uma terceira turma.

Uma celebração eucarística, presidida por dom Paulo Mendes Peixoto, abriu o encontro. O ato reuniu cerca de 40 diáconos permanentes da diocese mineira, alem de representantes do Regional Leste II, diácono Lenon Jhonson Correia da Silva e da Comissão Nacional de Diáconos, diácono presidente Zeno Konzen.

O encontro seguiu-se com palestras, testemunhos e momentos de oração. Durante dois dias o grupo debateu os 50 anos da restauração do Diaconato Permanente, através do Concílio Vaticano II. O presidente da CND fez um apanhado da caminhada no Brasil. Com mais de 4 mil diáconos espalhados pelo país ele entende que o ministério está em franca ascensão, inclusive, diante da capacitação dos integrantes. “Apesar de que em alguns lugares ainda é preciso valorizar mais o diaconado, no geral ele é um grande meio de evangelização, sobretudo diante da queda das vocações sacerdotais,” observou Konzen.

Também no encontro foram relatadas experiências no exercício da vocação. A maioria do grupo defende que o diácono não fique apenas na função de servir o altar, indo ao encontro do povo, nas periferias das paróquias. Outros atentaram para a unidade dos diáconos e sua constante atualização.

Ao final, o arcebispo e o diretor da Escola Diaconal, padre Marcelo Lázaro, confirmaram a abertura dos trabalhos para formação de uma terceira turma de diáconos permanentes na Arquidiocese de Uberaba. Porém, disse dom Paulo Peixoto, que será um processo lento, incluindo testes vocacionais, exigência de que o postulante esteja participando de uma ou mais pastoral social e realização do propedêutico. O sacerdote acredita que já no primeiro semestre de 2016 sejam inscritos os interessados. Assim como as duas primeiras formações a duração é quatro anos.

Rubério Santos Assessor de Imprensa da Arquidiocese.

0 visualização
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba