Energia solar na Paróquia Santos Reis, em Araxá/MG

A Paróquia de Santos Reis, da Arquidiocese de Uberaba, situada na cidade de Araxá – MG, comprometida com na preservação dos recursos naturais instalou os painéis solares para geração de energia fotovoltaica. É a segunda paróquia da Arquidiocese a utilizar a tecnologia para a produção de energia limpa.


A fixação da instalação foi no telhado do Centro Catequético da paróquia, aonde as placas foram instaladas. A estimativa é que a tecnologia irá gerar uma economia de 90% na conta de luz. A pequena usina produzirá energia, para atender todo complexo da Igreja e a Casa Paroquial. De acordo com o padre José Rinaldo da S. Trajano, a possibilidade vem sendo estudada desde o ano passado, pois “faz parte do papel da igreja zelar pelo planeta. Além disso, o tema é abordado constantemente na Campanha da Fraternidade por ser uma necessidade para a preservação do meio ambiente”, observa o pároco. Nessa perspectiva, nossa paróquia faz captação das águas da chuva, desde o ano de 2018, para o banheiro feminino. Temos uma sistema ligado do telhado a caixa d’água (3 mil/l), que abastece os vasos e um outro sistema que vem da Copasa e alimenta as pias.


São 14 painéis, que devem gerar 7.403 kilowatts hora/ano. “O período é de instabilidade financeira e, por isso, os recursos adquiridos pelo dízimo e contribuições diminuíram. A nossa estrutura é relativamente grande, com salas de catequese e muitos equipamentos eletrônicos, que resulta em um alto custo para manutenção. Mas a administração da Paróquia, conseguiu os recursos necessários para o investimento”, comenta Pe. Rinaldo. Todo complexo apresenta condições favoráveis para o rendimento dos painéis, proporcionando de 50% a 100% de economia, conforme a condição do tempo.






Pascom / Santos Reis

88 visualizações