Escola de Fé e Cidadania


O Conselho de Leigos, com o apoio da Coordenação de Pastoral e de nosso Arcebispo, iniciou no meio do ano a organização da Escola de Fé e Cidadania. Com muito empenho, o grupo se reuniu buscando temas que seriam de interesse dos cristãos leigos e leigas para sua formação. Com a pandemia acontecendo, foi decidido que a escola seria na modalidade on-line, abrindo, assim, espaço para a participação das pessoas tanto de Uberaba quanto das demais regiões da Arquidiocese.

A aula inaugural da escola aconteceu no dia 6 de outubro com a participação do Padre Nelito Dornelas que discorreu sobre a "Visão geral da fé e cidadania". O padre teve falas como "Somos igreja", "Não podemos negligenciar nossa responsabilidade" e "Nós, cristãos, temos que ajudar a construir a civilização do amor", proporcionando ao longo do encontro a visão de que fé e cidadania estão entrelaçadas, andando sempre juntas, de maneira que são uma obrigação que a ordem espiritual nos impõe.



Retornando ao início da primeira missão de Jesus, Padre Nelito nos lembra que a primeira ordem que nosso Senhor nos confiou foi a religiosa, sendo que é a partir dela que devemos tirar forças para contribuir com as demais. Ao longo da aula, foi marcada a complexidade do ser humano, uma vez que, a partir da visão semita, é composto por olho (cultura, ideologia e crenças), mão (dimensão econômica) e pé (dimensão política). Existem dois modos de fazer as coisas: pela visão da vida ou pela visão da morte, cabendo essa decisão a nós. Ao realizarmos o sinal da cruz, estamos entregando e pedindo a Deus para sempre abençoar e guiar nossos pensamentos, buscando seguir os mandamentos de Deus, de maneira que a ressignificação de crenças e ideias parta sempre da semente Jesus Cristo.

Mesmo com os desafios encontrados na sociedade atual, os muros construídos, físicos (como o muro de Berlim) ou invisíveis (como a indiferença diante da morte de milhões de pessoas), devemos juntar-nos e buscar sempre levar os ensinamentos de Deus e construir assim uma sociedade mais fraterna, caridosa e amorosa, intensificando a união entre nós, cristãos e cristãs.


A aula foi encerrada deixando grandes expectativas para os próximos encontros que acontecerão no dia 3 de novembro, com a participação da Sônia Gomes de Oliveira, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil - CNLB às 20h e o último encontro do ano no dia 01 de dezembro, também às 20h, com a participação do Padre Geraldo Maia. Esperamos que a escola seja proveitosa para todos e nos ajude sempre a levar o Evangelho de Cristo por toda parte.


Ana Paula Marçal Silva – Secretária do Conselho de Leigos de Uberaba

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba
  • Spotify ícone social