Escola de Teologia para Leigos da Arquidiocese de Uberaba – ESTELAU, em tempo de pandemia


Em 2019, a Escola de Teologia para Leigos da Arquidiocese de Uberaba – ESTELAU passou por reformulação e reiniciou suas atividades no segundo semestre de forma presencial, com número expressivo de inscritos em três Polos: Uberaba, Araxá e Frutal.

Em 2020, já iniciando o segundo semestre letivo, fomos surpreendidos com a suspensão das aulas devido à pandemia do Coronavírus, que pausou o mundo todo e nos infligiu restrições sanitárias. Pensávamos que a pausa fosse curta, mas os efeitos da pandemia foram prolongados e, não podendo ter atividades presenciais com aglomeração de pessoas, percebemos a necessidade de nos reinventar e fazer uso da tecnologia para darmos continuidade às atividades de nosso cotidiano no âmbito pessoal, do trabalho, social e comunitário. As transmissões de Celebrações Eucarísticas pelas redes sociais, as reuniões on-line, o home office e os eventos familiares virtuais se tornaram rotina em nossas vidas.

Com a ESTELAU não foi diferente. A diretoria, percebendo o desejo de todos de continuar a formação, para atender aos anseios dos leigos, amadureceu a ideia de lançar mão dos recursos tecnológicos para continuar a formação e apresentou o projeto a nosso Arcebispo, Dom Paulo Mendes Peixoto que, de imediato, aprovou e deu todo o apoio para a reestruturação da ESTELAU com as aulas on-line.



O curso está estruturado com a duração de 5 semestres letivos, com aulas às terças e quintas-feiras, das 20h às 21h30, para que todo o conteúdo proposto seja alcançado. Após ampla divulgação, a ESTELAU no formato on-line reiniciou as aulas no dia 15 de junho. A receptividade foi muito boa e percebemos que a realidade on-line, além de propiciar a participação de professores com formação específica nas disciplinas propostas, consegue atingir um número maior de pessoas e localidades. Contamos com participantes das cidades de Uberaba, Araxá, Frutal, Nova Ponte, Santa Juliana, Romaria, Pedrinópolis, Sacramento, Tapira, além de cidades de outras Dioceses, como Uberlândia e Varginha.

Você, leigo(a), que exerce atividade pastoral nas diversas paróquias da Arquidiocese e deseja aprofundar sua fé, conhecendo melhor a Palavra de Deus, a Doutrina e a ação Evangelizadora e missionária da Igreja, convidamos para que venha inscrever-se e fazer parte da ESTELAU, no primeiro semestre em 2022.


E-mail contato: estelau.ura@gmail.com

Marlene Manzan – Secretária

Marly Aparecida Spadotto Balarin - Diretora

10 visualizações