Expectativas
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais
Inscreva-se
Identidade visual para fundo escuro.png

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesena

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Expectativas

Apesar de muitos contra-valores vivenciados no ano que passou, as expectativas para 2014 são sempre positivas. Pensar só em coisas negativas é atrair o negativo. Da mesma forma, quem se apóia na esperança, no bem e nos valores positivos, também atrai para si coisas boas. A esperança significa viver sob a ação da luz e não da escuridão.

A palavra “epifania” recorda manifestação, usada na liturgia deste final de semana, no primeiro domingo do ano. Tendo nascido no Natal, Jesus agora se manifesta para o mundo, sendo visitado pelos Reis Magos do Oriente, proporcionando a eles grande expectativa de um mundo melhor e marcado pelo vínculo da paz.

Nas palavras dos profetas havia uma promessa que colocava o povo de Israel numa grande expectativa. Aguardavam a chegada de um rei libertador. A promessa foi cumprida, mas o povo de Israel não a entendeu. Não conseguiu ver a estrela-guia, como aconteceu com os Reis Magos, pagãos e representantes do Oriente.

Na história dos povos há “estrelas” que brilham, umas para o bem e outras para o mal. Isto não será diferente neste novo ano. O principal detalhe é a capacidade de discernimento, de encontro com aquilo que proporciona vida, com os valores que geram dignidade. Entre eles temos a fraternidade como reconhecimento do valor de cada pessoa.

Após passarmos por festas natalinas e de virada de ano, agora é caminhar com otimismo, não na escuridão, mas na luz, na claridade e com a auto-estima levantada. É ano de Copa do Mundo no Brasil, de expectativas, de alegria e muita energia. Nada de baixo-astral, mas coragem para enfrentar os desafios normais da vida.

Manifestando-se aos Reis Magos e ao mundo, Jesus se apresenta como luz. Essa luz deve ser reconhecida hoje, mesmo numa sociedade dividida na pluralidade de tantas luzes que apontam para diversas direções. Nem todas levam consigo a dimensão da verdadeira luz, Jesus Cristo. Ela exige saída do comodismo e do individualismo, daquilo que impede a pessoa de ser feliz no novo ano.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba..

0 visualização