Festa do Sagrado Coração de Jesus

Atualizado: Jul 2


No último 11 de junho, toda a Arquidiocese de Uberaba celebrou com júbilo a festa do seu patrono, o Sagrado Coração de Jesus. Ele foi instituído o padroeiro da Arquidiocese quando a Diocese de Uberaba foi criada em 1907. Como a Igreja construída por Dom Eduardo, que mais tarde viria ser a Catedral do bispado, recebeu como padroeiro o Sagrado Coração de Jesus, o Papa Pio X o decretou padroeiro também da Diocese.

Em 1926, quando o título da Catedral do Bispado foi transferido para a atual Catedral Metropolitana, o Sagrado Coração de Jesus passou a ser seu padroeiro e, nos anos 2000, os primeiros padroeiros da cidade e da primeira paróquia de Uberaba, Santo Antônio e São Sebastião, foram declarados co-padroeiros da Catedral.








Nos últimos anos, as festividades do Sagrado Coração de Jesus foram marcadas pela realização da Festa Junina na Catedral, exceto ano passado (2020), devido à pandemia. Neste ano, a festa do Sagrado Coração de Jesus foi comemorada juntamente com os pasconeiros da Arquidiocese de Uberaba que em maio celebraram o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Com o intuito de rezar por todos os agentes Pascom (Pastoral da Comunicação), o pároco da Catedral e Diretor Espiritual desta pastoral, Mons. Valmir Ribeiro, presidiu a Missa Solene que contou com a participação do Ministério de Música e do Ministério Refúgio de Graça, da Paróquia de Santa Cruz. Além disso, para que a celebração chegasse aos lares dos pasconeiros e fiéis que não puderam estar presentes, ela foi também transmitida pelas redes sociais.









A celebração teve uma marcante participação dos pasconeiros de várias paróquias e a Adoração ao Santíssimo foi conduzida por eles e pelo Ministério de Música. Foi um momento repleto de gratidão, bênçãos e graças!

Com certeza todos os pasconeiros saíram fortalecidos após esse dia, e assim poderão continuar desempenhando suas funções nas diversas paróquias com o mesmo zelo, carinho e dedicação.

Confira as fotos deste momento!

Que o Sagrado Coração de Jesus continue sendo fonte expiadora de graças e misericórdia!

Sagrado Coração de Jesus, confiamos em vós!


Amanda Oliveira

Pascom Arquidiocesana

10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo