Festa em louvor a Nossa Senhora do Carmo tem início nessa sexta-feira (5) na Paróquia da Ressurreiçã

Festa em louvor a Nossa Senhora do Carmo tem início nessa sexta-feira (5) na Paróquia da Ressurreiçã

A Paróquia da Ressurreição, em Uberaba, tem como co-padroeira Nossa Senhora do Carmo, uma das devoções marianas mais populares do mundo. A festa, celebrada todos os anos em julho, terá início na próxima sexta-feira, dia 5 de julho, e seguirá até o dia 21 do mês.

Com o tema: “Com as bênçãos de Maria, uma Igreja em saída ao encontro de Jesus!”, a festa religiosa contará com novena e missa às 19h nas sextas-feiras, sábados e domingos (dias 5, 6, 7, 12, 13, 14, 19 e 20). No próximo sábado (6), às 10h, será realizada a carreta de Nossa Senhora do Carmo.

No dia 16, terça-feira, dia que a Igreja Católica celebra Nossa Senhora do Carmo, a Santa Missa será às 19h e haverá a tradicional Benção e Imposição dos Escapulários. Já no dia 21, domingo, dia do encerramento da festa, a Santa Missa será às 18h. Serão realizadas nesse dia a Coroação de Nossa Senhora e a Procissão Luminosa. Após as celebrações religiosas, o encerramento da quermesse. Durante todos os dias da festa acontecerá quermesse, com bingos, leilões e barracas com comidas típicas.

O significado do escapulário

A devoção a Maria, sob o título de Nossa Senhora do Carmo, está intimamente ligada ao uso do escapulário. A palavra escapulário vem do latim “scapulae” e significa “ombros”, trata-se de um manto que cai sobre os ombros. Ele é confeccionado de diferentes materiais, sendo o princípio sempre o mesmo: um cordão longo ligando duas imagens, uma do Sagrado Coração de Jesus e outra de Nossa Senhora do Carmo com o Menino Jesus no colo.

Monsenhor Paulo Porta, pároco da igreja da Ressurreição, em Uberaba, conta que a história da devoção a esse título de Maria teve início no século XII, com o Provincial Geral da Congregação Carmelita, que foi depois canonizado, São Simão Stock. “Nossa Senhora do Carmo é padroeira da Congregação Carmelita do mundo inteiro, tanto masculina como feminina. São Simão Stock teve uma grande dificuldade no século XII, devido a invasão dos turcos em Israel, na cidade de Haifa, o que prejudicou muito a Congregação Carmelita”.

De acordo com o sacerdote, durante este período de grandes dificuldades, Nossa Senhora do Carmo apareceu a São Simão, quando este recitava a reza do Rosário. “A Virgem do Carmo lhe deu todo o conforto e apresentou-lhe o escapulário, prometendo a ele toda coragem, força e a salvação, no momento final de sua vida. De forma que todo aquele que usasse o escapulário teria a promessa de salvação, feita pela revelação de Nossa Senhora do Carmo a São Simão Stock”, conta monsenhor Paulo.

Segundo ele, o significado do uso do escapulário é a aceitação de um compromisso. “Não significa que estamos liberados a pecar ‘à vontade’ e ao colocar o escapulário no pescoço estaremos salvos. Não é isto. Significa fazermos a vontade de Deus e cumprirmos com a nossa obrigação e devoção com Nossa Senhora do Carmo”, afirma.

Monsenhor Paulo explica ainda que geralmente é o padre que benze o escapulário no dia de Nossa Senhora do Carmo e o coloca no ombro de cada fiel. “Assim usamos o escapulário e divulgamos a grande devoção à Nossa Senhora do Carmo. O escapulário é uma devoção, ou seja, um sacramental, que foi apresentado por Nossa Senhora do Carmo, no século XII, a São Simão Stock”, finaliza.

Monsenhor Paulo Porta e festeiros solicitam e agradecem o apoio e a cooperação de todos em todas as solenidades. Confira o convite do pároco:


A Paróquia da Ressurreição está localizada à Praça da Ressurreição, 170, bairro Santa Marta, Uberaba.

Outras informações: (34) 3332-9447

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se
Identidade visual para fundo escuro.png

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede