Fraternidade Nossa Senhora de Fátima, OFS, de Uberaba participa do 43º Encontro Distrital da Ordem F

Aconteceu no dia 21 de outubro, na cidade de Uberlândia, o 43º Encontro Distrital do 6º Distrito da Ordem Franciscana Secular em Minas Gerais. Na condução desse momento de encontro, formação, reflexão e partilha, estiveram presentes Frei Antônio Geraldo de Oliveira, OFMCap, o assistente espiritual da Fraternidade Santa Clara de Assis de Uberlândia, Ana Paula Pereira, OFS, vice-ministra do Conselho Regional de Minas Gerais e Nair Soares dos Santos, OFS, coordenadora do 6º Distrito do Regional de Minas Gerais.

Participaram do 43º Encontro Distrital aproximadamente oitenta pessoas, representando a Fraternidade Santo Antônio da cidade de Araguari; Fraternidade São Francisco de Assis e Fraternidade Santa Clara de Assis da cidade de Uberlândia; Fraternidade Nossa Senhora de Fátima da cidade de Uberaba e Fraternidade Santa Clara de Assis da cidade de Ituiutaba.


Participantes da Fraternidade Nossa Senhora de Fátima de Uberaba, OFS, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima


O Encontro foi acolhido pela Fraternidade Santa Clara de Assis de Uberlândia com entusiasmo e carinho que sensibilizou a todos e muito contribuiu para o desenvolvimento do trabalho realizado durante o dia de estudo e de convivência fraterna.

A Programação do Encontro constituiu-se de momentos de oração, de estudo e de reflexão e, também, de trocas de experiências. Iniciou-se o Encontro com a Celebração Eucarística na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, Paróquia São Sebastião, no bairro Tibery, às 8h, presidida pelo Frei Geovane Santiago Pinto, OFMCap. Logo após, houve um agradável café da manhã em que os participantes presentes tiveram oportunidade de palestrar, reencontrando e fazendo novos amigos de outras cidades. As lembrancinhas ofertadas por cada Fraternidade tiveram a função de aproximação, de contato entre todos, tornando o momento bastante cordial e alegre.


Estudo e reflexão sobre o tema do Encontro, condução da Vice-ministra Ana Paula Pereira, OFS.


O tema do 43º Encontro Distrital foi: “O eu que se transforma na convivência com o outro”. Para desenvolvimento do estudo e reflexão, foi compartilhado em exposição de slides, o conteúdo do texto elaborado pela Ministra Regional da OFS, Regional Sudeste I, Zélia Castilho. Esse momento de estudo foi conduzido pela Vice-ministra, Ana Paula Pereira, OFS, divido em dois eixos: A Presença do Deus criador em nós e A Fraternidade e sua construção.

Ressaltou-se, no desenvolvimento da argumentação com fundamentação bíblica e pautada no carisma franciscano, a necessidade de um VER-JULGAR-AGIR que possa nos levar a um olhar mais compassivo. O texto distinguido para o estudo realizado durante o Encontro foi finalizado com a seguinte conclusão: “Mais do que nunca, o mundo implora por testemunhos verdadeiros e fortes. Hoje, os valores (impostos!) são: poder, mercado, violência, desigualdade, consumismo, competição. Pessoas e coisas são descartáveis. Nada mais contrário ao Reino de Deus. É necessário mergulharmos em águas mais profundas no anúncio e construção do Reino de Deus e sua justiça e isto implica nadar contra a corrente. Essencial sermos fraternos. Seres de cuidado com toda a criação, em nossa casa comum! Significa vivermos, coerentemente, o seguimento de Jesus, do jeito tão bonito e radical como o fizeram Francisco e Clara. E que o Cântico do Irmão Sol seja o som que embale e embeba nossa vida cotidiana”. (CASTILHO, 2018).

Momento de oração com Frei Toninho


O sabor da angústia diante do nosso momento histórico, nacional e mundial, prevaleceu, de certa maneira, sobre tudo o que houve. E a questão que ficou no ar foi: o que fazer? Em cada Fraternidade de cada cidade participante do Encontro e individualmente, na existência de cada irmão fraterno, o que fazer? Uma pergunta a ser meditada continuamente e respondida com a própria vida – as pessoas que se dispuseram a contribuir, no momento desse questionamento, apontaram para a necessidade de aplicarmos o VER- JULGAR-AGIR aos contextos de nossa convivência com todos e todas, pautando nossas decisões e atitudes no amor, na compaixão, na tolerância. Ressaltaram, também, que a leitura do mundo em profundo conflito de interesses, realizando a evocação da violência como solução e do ódio como referência para o estabelecimento de relações humanas, em todos os níveis, demanda tomada de posição e planejamento para o enfrentamento dessa carência de amor e compaixão da humanidade na atualidade, incluindo-se, nesse contexto, a própria conjuntura geopolítica do tempo presente.

Celebração Eucarística na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, Paróquia São Sebastião, no bairro Tibery, às 8 h, presidida pelo Frei Geovane Santiago Pinto, OFMCap.


Ao final do Encontro, houve uma dinâmica cultural em que as Fraternidades presentes proporcionaram a todos e todas, belos e ricos momentos de fruição cultural.  Corais e músicos se sucederam, de todas as Fraternidades, oferecendo suas contribuições, incluindo-se no conjunto de apresentações, duas performances teatrais, “Cristo Crucificado” e “O Eu que se transforma na convivência com o outro”.

Registrou-se com pesar, a ausência do assistente espiritual da Fraternidade Nossa Senhora de Fátima, Frei José Ricardo Terêncio, OFM, impossibilitado de comparecer em virtude dos compromissos com a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Uberaba, e também do Frei João Lourenço Boga, OFM, assistente espiritual da Fraternidade Santa Clara, São Francisco de Assis e Santo Antônio, da Cidade de Araguari, que estava ministrando um curso vocacional na cidade de Franca.  A Ministra Regional da OFS, Zélia Castilho, também se viu impossibilitada de comparecer por questão de trabalho.

Irmã Margarida da Congregação Franciscanas do Senhor, presente no 43º Encontro Distrital


Os agradecimentos feitos pelos participantes, dentre eles a Irmã Margarida da Congregação Franciscanas do Senhor, as preces e a benção final dada por Frei Toninho, Antônio Geraldo de Oliveira, OFMCap, coroaram esse Encontro da Ordem Franciscana Secular, com firmes expressões de fé e de profunda gratidão. O 44º Encontro Distrital acontecerá na cidade de Uberaba, em setembro de 2019, carreando o entusiasmo do excelente Encontro na cidade de Uberlândia, em 2018.

Rita De Blasiis Uberaba, 26 de outubro de 2018.

8 visualizações
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba
  • Spotify ícone social