Fundo Arquidiocesano de Solidariedade

Atualizado: Set 8


O Fundo Arquidiocesano de Solidariedade é o resultado de uma atitude de partilha da coleta realizada no Domingo de Ramos, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade. Parte dos recursos arrecadados, 40%, é encaminhada ao Fundo Nacional de Solidariedade para apoiar projetos em âmbito nacional e regional, enquanto os outros 60% são destinados aos projetos arquidiocesanos para apoiar as comunidades, grupos, pastorais e movimentos em projetos sociais desenvolvidos no próprio território.

Desde 2016, a Cáritas Arquidiocesana de Uberaba, juntamente com o Arcebispo Metropolitano, o Ecônomo, o Vigário Geral, os vigários forâneos e o Assessor das Pastorais Sociais administram o Fundo Arquidiocesano de Solidariedade, lançando anualmente um edital para fomentar ações sociais na linha de organização, formação, mobilização para conquista e efetivação de direitos, superação da vulnerabilidade, assistência social, educação, saúde, cultura, religiosidade e esporte. Os projetos aprovados devem estar em sintonia com os objetivos gerais, específicos e permanentes da Campanha da Fraternidade de cada ano, além de estar em consonância com a defesa incondicional da vida e os princípios cristãos.


Os Fundos de Solidariedade, mais do que mecanismos de financiamento de projetos, são instrumentos da economia comunitária a serviço do desenvolvimento local, visto que os projetos sociais devem cumprir um papel de fortalecimento das organizações locais, das dinâmicas geradoras do desenvolvimento local/comunitário, econômico e social. Daí o caráter pedagógico não assistencialista dos Fundos Solidários, pois agrega processos de formação cidadã para ampliação e conquista de direitos às ações de desenvolvimento e também tece laços de solidariedade no que tange à priorização das regiões mais empobrecidas e necessitadas. Mais do que um fundo financiador de projetos, o Fundo Arquidiocesano leva o rosto da Igreja aos necessitados e viabiliza ações concretas em prol da preservação da vida.


FUNDO ARQUIDIOCESANO DE SOLIDARIEDADE

Foi instituído pelo episcopado brasileiro em 1998, durante sua 36ª Assembleia Geral, com o propósito de promover a sustentação da Ação Social da Igreja Católica no Brasil.

Desde 2017, a Arquidiocese de Uberaba vem recebendo recursos do FNS, fortalecendo os projetos e iniciativas arquidiocesanas, que a cada ano ampliam suas ações e atendem às mais variadas demandas sociais, levando alegria, segurança e dignidade aos “Amados de Deus”, os pobres.


Diácono Walter Lúcio Vieira

9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo