Gratitudo, quae sera tamen

Atualizado: Ago 10

ao padre Antônio Carlos Santos, por ocasião do seu mestrado em

Direito Canônico.

Parodiando o que os mineiros utilizam como lema em sua bandeira, gostaria de agradecer, apesar de tardiamente, ao Padre Antônio Carlos Santos, pároco na Paróquia de Nossa Senhora da Abadia em Sacramento, toda a disponibilidade e exitoso empenho na conclusão de seu mestrado em Direito Canônico. Desse modo e com toda certeza, é verdade o fato de que a Igreja que está em Uberaba acolhe, na dimensão de um membro de seu clero, o primeiro membro que tem a formação acadêmica exigida pela Igreja para prestar o serviço junto ao Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e outras funções no campo da justiça eclesiástica que exigem ao menos o mestrado.


Ao longo de três anos (agosto de 2016), uma semana a cada mês, enfrentando as intempéries, sobretudo as atmosféricas, pois não foram poucas as turbulências aéreas, ele conseguiu fazer todos os cursos exigidos pelo mestrado, findando os quais se submeteu brilhantemente ao exame de universo iure (prova final com uma banca composta por quatro examinadores, tendo como conteúdo o inteiro Código de Direito Canônico – 1752 cânones), concluindo definitivamente seu curso com a defesa da dissertação no passado dia 29 de julho, com o tema: O conselho presbiteral, seu caráter consultivo no cân. 500, § 2. Essa dissertação foi aprovada, com grande louvor, na banca composta pelo moderador e mais dois examinadores, ocasião em que houve a discussão, excepcionalmente realizada por meio eletrônico, devido ao fato inaudito, em sua gravidade e extensão, da pandemia da COVID-19.


Seu curso foi realizado na Cidade de Londrina, no Estado do Paraná, pois lá funciona, há mais de uma década, a extensão do Pontifício Instituto de Direito Canônico do Rio de Janeiro, agregado à Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma. Agora, o Revmo. Mestre Padre Antônio Carlos Santos aguarda somente o envio de sua dissertação (tesina) para o arquivo e biblioteca da Universidade Gregoriana, que está sob a orientação pedagógica da Companhia de Jesus (Padres Jesuítas), ocorrendo por parte da mesma a emissão de seu diploma de Licença (mestrado) em Direito Canônico, podendo utilizar, a partir de então, o título acadêmico obtido no Brasil: Mestre em Direito Canônico. Ubi homo, ibi societas, ubi societas ibi ius... sociedade sem lei, é ditadura ou anarquia; por isso, como sociedade teândrica, precisa a Igreja de sua estrutura jurídica e para o bom desempenho desse ministério quer formar seus membros.

Com a dispensa do título acadêmico, que somente a Santa Sé pode dar, e o faz por intermédio do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, Padre Antônio exercia há algum tempo seu ministério junto ao Tribunal, como co-juiz nos turnos judicantes, mas sem poder prolatar sentenças, ajudando-nos anteriormente e depois concomitantemente com as funções de juiz auditor e de ecônomo, que não exigem o título acadêmico, prestando assim sua ajuda junto ao Tribunal Interdiocesano de Uberaba, composto pela dioceses sufragâneas (Ituiutaba, Patos de Minas e Uberlândia), como também pela diocese de Paracatu.

A gratidão é uma virtude dos nobres, e todos somos reis pelo batismo. Por isso, aqui agradecemos e fazemos votos que Padre Antônio possa ainda com mais esmero desempenhar as funções onde a Igreja particular de Uberaba sentir necessidade de seu ministério, agora abalizado por sua formação acadêmica, recordando sempre em suas ações de que na Igreja o direito e a justiça vêm buscados na dinâmica essencial da salvação das almas, que é sua lei suprema.


Dr. D. Hugo C. da S. Cavalcante, OSB

Vigário Judicial da Arquidiocese de Uberaba e Presidente do Tribunal Interdiocesano

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba