IMAD – INSTITUTO MUNICIPAL ANTI-DROGAS

IMAD – INSTITUTO MUNICIPAL ANTI-DROGAS

Atualizado: Jun 9

A educadora e socióloga Marta de Oliveira foi vítima de violência doméstica quando tinha 19 anos de idade, com dois filhos. Naquela ocasião, percebeu que outras mulheres na mesma situação precisavam de ajuda. Desde 2006, ela dirige o IMAD – INSTITUTO MUNICIPAL ANTI-DROGAS, uma associação privada, sem fins lucrativos, mantenedora da Casa Madre Teresa de Calcutá, para acolher mulheres vítimas de violência doméstica ou de dependência química, um trabalho pioneiro em Uberaba.



A casa, localizada no bairro Jardim Espírito Santo, foi cedida pela Prefeitura completamente vazia. Então, Marta conseguiu o empréstimo de um caminhão com motorista, subiu na carroceria e saiu pelas ruas do bairro pedindo doação de móveis.

Abriu a casa com apenas uma dúzia de ovos, três quilos de arroz, sal e um litro de óleo, acolhendo de imediato três mulheres necessitadas. Com a parceria da comunidade da Paróquia São Judas, passou a receber cestas básicas, além de assistência religiosa, incluindo celebrações eucarísticas.


Com o tempo e muito esforço, o trabalho foi ampliado com a abertura da Casa Santa Gianna Beretta Molla, no bairro Boa Vista, para acolher mulheres em situação de rua, e da Casa Isabel Aparecida do Nascimento, no bairro Tita Rezende, direcionada ao público feminino na faixa etária de 12 a 18 anos (legalmente considerada adolescência), em situação de vulnerabilidade. Em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Outras Drogas, órgão da Prefeitura, aquelas que necessitam recebem tratamento indicado, seguindo um plano terapêutico. Não se trata de obra meramente assistencialista, mas um meio eficaz de transformação da vida, oferecendo suporte para que as mulheres acolhidas possam reorganizar suas vidas e sair da marginalidade.



A instituição recebe recursos através de convênios com a Prefeitura, mas são insuficientes para manter o funcionamento dessa grande obra social. Marta e suas “meninas” dependem da generosidade da população de Uberaba com a doação de roupas femininas e até mesmo para crianças (que eventualmente acompanham as mães, vítimas de violência), bem como alimentos e material de higiene e limpeza. Há ainda voluntários que ensinam artesanato e outros trabalhos manuais. No ano passado, a Casa Madre Teresa de Calcutá precisou interromper sua atividade, mas já se prepara para retornar com novas instalações, nos fundos da Casa Isabel do Nascimento, onde será construída a nova unidade, com apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. Atualmente, o IMAD tem capacidade para acolher 10 mulheres e 20 adolescentes, e com a construção da nova casa poderá acolher mais 25 mulheres.


Para as mulheres e adolescentes vítimas de violência ou dependência, ela diz: “Nós estamos aqui para te acolher, para te dar carinho, para te dar orientação material e espiritual. Nossas portas estão abertas e, independentemente de onde você estiver, nós vamos buscar você”.

Marta largou sua própria vida para cuidar dessas mulheres. Em suas próprias palavras: “Estou fazendo o que Deus me permitiu e vou até onde Ele quiser”.


O IMAD fica na Rua Mauro Rodrigues Cação 142, no bairro Tita Rezende. Telefone: 98866-1608.

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede