Iniciativa de leigos e leigas da Igreja de Uberaba visa proporcionar momento de oração em favor do p

Iniciativa de leigos e leigas da Igreja de Uberaba visa proporcionar momento de oração em favor do p

Leigos e leigas da Igreja de Uberaba, por meio dos Conselhos Pastorais Paroquiais (CPPs) das Paróquias participantes, irão realizar um movimento intitulado “Lituânia Septiforme” no dia 06 outubro, com procissão às 8h e Santa Missa às 9h, na paróquia de São Domingos.

O evento faz alusão a uma tradição do tempo de São Gregório Magno, que ordenou uma procissão a partir de sete Igrejas de Roma em direção à Basílica Maior, no ano 590, quando foi eleito Papa.

Participarão do momento oito paróquias de Uberaba: Paróquia São Domingos, Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, Paróquia do Santíssimo Sacramento, Paróquia Santa Maria Mãe da Igreja, Santuário Nossa Senhora da Abadia, Paróquia Sagrada Família e Comunidade Santa Clara, Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Quase Paróquia São Miguel Arcanjo.

Confira as informações completas na descrição abaixo:

Evento: LITUÂNIA SEPTIFORME – Procissão e Santa Missa

Local: PARÓQUIA SÃO DOMINGOS

Data: 06 outubro de 2018 – Saída da Procissão às 8h e Santa Missa às 9h

Organização: CPPs (Conselhos Pastorais Paroquiais) das Paróquias participantes

Apoio: Arquidiocese de Uberaba

Participação: Paróquia São Domingos, Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, Paróquia do Santíssimo Sacramento, Paróquia Santa Maria Mãe da Igreja, Santuário Nossa Senhora da Abadia, Paróquia Sagrada Família e Comunidade Santa Clara, Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Quase Paróquia São Miguel Arcanjo.

Sinopse

A Lituânia Septiforme é uma tradição do tempo de São Gregório Magno que ordenou uma procissão a partir de sete Igrejas de Roma em direção à Basílica Maior, no ano 590, quando foi eleito Papa. Acontecia uma peste em Roma com grande mortandade e o Rio Tibre transbordou agravando mais ainda a situação. Durante o trajeto da Procissão, quando se aglutinaram para passar na ponte em frente o Mausoléu do Imperador Adriano, São Miguel Arcanjo foi visto sobre o prédio, embainhando a espada como que para anunciar que o castigo estava extinto. Nesse momento, reza a tradição, foi ouvido um coro de anjos cantando “Regina Coeli”. A peste acabou e a cidade voltou à normalidade. O Mausoléu tomou o nome de Castelo de Sant’Angelo e sobre ele foi, posteriormente, colocada uma imagem de São Miguel Arcanjo que lá permanece até os dias atuais.

A Lituânia Septiforme de Uberaba foi inspirada nessa iniciativa de São Gregório Magno que nos oferece oportunidade profícua de reflexão e de oração, sobre a busca de diálogo e de consenso harmonioso, sobretudo, em favor dos que sofrem.

PROGRAMAÇÃO

Convocação e Preparação para a Lituânia Septiforme

Será desenvolvida uma ação objetivando a aglutinação dos paroquianos de cada Paróquia participante em torno da oração e da meditação do Santo Rosário em prol do Brasil, pedindo a intercessão de Maria Santíssima pelo povo brasileiro e seu governo. Para que todos tenham responsabilidade e compaixão e assim, podermos juntos alcançar a graça da Misericórdia Divina, que consolide em nosso país a paz e a concórdia.  Haverá em cada Paróquia um dia de jejum e de oração aberto a todos que quiserem participar, orando, seguidamente, o Santo Rosário. Esse horário estará vinculado ao horário usual de funcionamento de cada Paróquia, desde a manhã, após a abertura da Igreja até a tarde, no seu fechamento.

Ás 15h desse dia de jejum e oração acontecerá a oração do Terço à Divina Misericórdia e do Terço Mariano.

I Parte

Saída da Procissão às 8h, a partir de cada uma das Paróquias participantes, em direção à Paróquia São Domingos. Durante o trajeto será realizada a oração do Santo Rosário, com Cantos Marianos.

Na Paróquia São Domingos haverá a oração do Santo Rosário a partir das 8h.

II Parte

Santa Missa às 9h na Paróquia São Domingos, presidida pelo Frei Wanderley Rodrigues de Mesquita, OP, após a chegada da Procissão.

JUSTIFICATIVA

A reflexão proposta por esta iniciativa é o reconhecimento de que as grandes questões que convergem para impasses que sugerem o uso da violência moral, física, ou de outras formas, pedem aos cristãos uma ação pacífica de absoluta confiança em Deus, mediante oração coletiva e afirmação da postura de não-violência. Sobretudo, as ocasiões em que devemos tomar decisões coletivas, as situações de risco para a maioria da população, são indicadores de que devemos recorrer à intercessão de nossa Mãe Santíssima, pedindo à Maria, medianeira de todas as graças, que nos auxilie em nossas necessidades prementes. Cremos, sobretudo, na ação de Deus e apelamos para sua Misericórdia, também recorrendo a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ressaltamos que nesse Ano do Laicato é relevante agirmos, enquanto leigos e leigas, mediante iniciativas como esta, que propõem a construção da paz e do bem.

OBJETIVO

A cristandade tem por objetivo a instauração do Reino de Deus na Terra, o estabelecimento de um mundo de paz e de justiça mediante o diálogo, o consenso e a responsabilidade mútua. A Lituânia Septiforme tem por objetivo proporcionar um momento de oração em favor de todo o povo brasileiro, de seus atuais governantes e também dos que assumirão a responsabilidade de contribuir para a afirmação dessa aspiração de paz e de justiça que nos mobiliza a todos, permanentemente, em nossa vida cristã.

Apoio: Arquidiocese de Uberaba e Coordenação de Pastoral

Organizadores: CPPs (Conselhos Pastorais Paroquiais) das respectivas Paróquias participantes.

Orientação para realização das Procissões seguidas da Santa Missa:

Orientacao_Lituania_06_out_pdf.

0 visualização
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede