Instalação da Basílica de Nossa Senhora D'Abadia: celebração litúrgica acontecerá em outubro

Atualizado: Jun 9

O ano de 2020 trouxe uma conquista inédita para Uberaba e de extrema importância para a região: a elevação do Santuário de Nossa Senhora D’Abadia a Basílica Menor. A partir desse reconhecimento, o santuário passa a se chamar “Santuário Basílica de Nossa Senhora D’Abadia”, sendo a 72ª no Brasil e 19ª em Minas Gerais. A instalação do novo título é feita por uma celebração litúrgica, que já está agendada para outubro deste ano. Mas o que essa titulação significa? E por quais mudanças o Santuário deverá passar?




A principal mudança é que, a partir dessa concessão, o local deve ser um centro de irradiação do Evangelho por meio da liturgia, pastoral e formação. Desde a autorização do título pela Santa Sé, por meio da Congregação para Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, no dia 27 de janeiro, o Santuário já providenciou as mudanças necessárias. “Temos um novo brasão de armas da Basílica, com as chaves e a tiara papal; tivemos uma mudança no timbre, carimbos e na logomarca do Santuário. Foi encomendado um brasão em metal para ser colocado acima da porta principal com armas papais e apliques em metal dourado com o mesmo desenho para ser fixado no interior da igreja. Ainda, contamos com a instalação de placas indicativas com o nome Basílica e a mudança em nosso endereço eletrônico”, conta o pároco do Santuário D’Abadia, Padre Alexsandro Ribeiro.


A instalação oficial do título de Basílica Menor acontece com a celebração de uma liturgia, marcada para dia 30 de outubro. “Nela, serão apresentados os distintivos de Basílica, descerramento de placa, leitura do decreto etc. Para isso, estão sendo confeccionados os símbolos papais: Umbrella e Tintinábulo, que entrarão em procissão no dia da solene liturgia. Será criada também uma equipe para organizar a liturgia, procissões, convites e fazer todo o cerimonial litúrgico”, explica o pároco.




A Umbrella, também conhecida como Umbráculo, é um guarda-chuva com as cores papais (vermelha e amarela), utilizada sempre semifechada. Já o Tintinábulo é um pequeno símbolo, usado antigamente para anunciar a proximidade do Papa durante procissões. “Fizemos ainda importantes obras no presbitério: cadeira presidencial fixa, de material nobre, com medidas que seguem as normas litúrgicas do espaço celebrativo para uma Basílica. Foi construído um novo ambão, de acordo com as normas e ampliação do presbitério. Também foram adquiridos dois confessionários e construída uma sala para confissões no interior da Igreja”, conclui o Padre Alexsandro.




Jornalista Larissa Rodrigues

Membro da Pastoral da Comunicação – Santuário Basílica de Nossa Senhora D’Abadia

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba
  • Spotify ícone social