Limites Humanos

Incrivelmente, mesmo com toda capacidade concentrada na história da vida humana, que significa reflexo do poder da mente de cada pessoa, principalmente dos intelectuais, mesmo assim chega-se a um momento de confronto com os limites e com a impossibilidade de agir no além. Diferente dos irracionais, os indivíduos humanos são capacitados para construir ambientes favoráveis à vida.


Além dos limites da razão, também como fruto da escolha humana, existe o amor com dimensão de eternidade. É aí que podemos falar de fé como capacidade de enxergar além dos limites humanos. Deus se confunde com o verdadeiro amor, que tem como força motora a capacidade do perdão. Perdoar significa reconhecer os limites da racionalidade e a certeza de pertença ao Senhor.


Mesmo com a evidência de perfeição da tecnologia, ela não ultrapassa os limites de confronto com a esfera sideral. O progresso da cultura hodierna não proporciona plenitude, porque a vida na terra tem seus limites. A covid-19 mostra claramente esse aspecto, e deixa uma insegurança preocupante para todas as pessoas do planeta. Afinal, já são mais de 120 mil falecidos, com esse vírus, no país.


A “coerência” é a palavra mágica que autentica os limites da ação humana. Ela deve ser aqui traduzida pelo termo honestidade. Infelizmente existe muita prática de desonestidade e desvio de conduta na administração dos bens da sociedade. A justiça está ancorada nos ensinamentos da Palavra de Deus, mas totalmente instrumentalizada nas tratativas da cultura moderna.


Os limites humanos estão relacionados com a maneira como acontece o comportamento das pessoas na mentalidade atual. Está muito visível o reino da intolerância, do isolamento, do rancor e de práticas egoísticas. Ultrapassando os limites, tornou-se comum o gesto hediondo dos assassinatos, feminicídios, suicídios, como o desrespeito para com as pessoas mais vulneráveis e indefesas.


Dentro dos limites aludidos acima, o que falta mesmo é a correção fraterna, a valorização do outro como um “outro eu”. É a dimensão que vai além da esfera humana, do nível das hipocrisias até chegar ao patamar da espiritualidade proposta por Jesus Cristo. Pelo caminho do perdão e do amor é possível realizar uma prática divina dentro dos limites do humano. Basta entender a riqueza da vida.


Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba