Liturgia das Horas – Oração de todos os fiéis

Atualizado: há um dia

Na Introdução Geral sobre a Liturgia das Horas, em seu primeiro capítulo que trata da Importância da Liturgia das Horas, ao desenvolver o item “Quem celebra a Liturgia das Horas, diz-nos o seguinte: “A Liturgia das Horas, como as demais ações litúrgicas, não é ação particular, mas algo que pertence a todo corpo da Igreja e o manifesta e atinge... Portanto, quando os fiéis são chamados à Liturgia das Horas, e se reúnem, unindo seus corações e vozes, manifestam a Igreja que celebra o mistério de Cristo” (IGLH, 20.21).

A partir desta apresentação, podemos perceber o grau de importância que a Liturgia das Horas tem na vida dos fiéis. Vivendo num mundo marcado por tantas situações de sofrimento e angústia, precisamos sentir um Deus que caminha conosco e que sua Palavra nos motiva a peregrinar firmes na fé. Este é um desejo que trago comigo por vários anos em meu ministério sacerdotal. Quando exercia meu paroquiato na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Conquista - MG, iniciamos um grupo de Oração das Horas, às 17h; adquirimos alguns exemplares da Liturgia Diária das Horas, mas não houve muita perseverança. E agora, novamente, veio forte este desejo de ajudar os fiéis a viverem mais intensamente a Oração das Horas.


R

efletindo com que meio poderíamos atingir melhor os fiéis frente às limitações da utilização da tecnologia e respondendo ao que diz a Introdução Geral da Liturgia das Horas, no número 23: “Cuidem, pois, de convidar os fiéis e formá-los com a devida catequese para a celebração comunitária das principais partes da Liturgia das Horas”, tomei a liberdade de iniciar on-line, há aproximadamente um mês (02.08.2020), através do Facebook da Paróquia Bom Jesus e, depois, acessível a quem desejasse acompanhar, como também colocando no canal YouTube da mesma Paróquia. Agora, já criamos também um Grupo Público no Facebook LITURGIA DAS HORAS, onde, além das orações transmitidas, também colocamos textos formativos sobre a mesma ação litúrgica.

Tem sido uma experiência muito gratificante, pois vários fiéis, não só da Paróquia Bom Jesus, em Uberaba-MG, como de outras paróquias da Arquidiocese de Uberaba e de outras cidades e Estados nos têm acompanhado nesses momentos de oração das horas, até mesmo ex-religiosos, ex-religiosas, ex-seminaristas, vocacionados que não vivenciavam esses momentos de oração, voltando a praticar.

A vivência desses momentos de oração das horas tem sido diariamente da seguinte forma: às 6h30 – Oração de Laudes (manhã); 17h30 – Oração de Vésperas (tarde) e 21h30 – Oração de Completas (noite). Após esta última, lemos a Segunda Leitura do Ofício Divino das Horas, como reflexão sobre nossa vida e caminhada cristãs. Alguns fiéis já despertaram até para adquirir o Livro próprio das Orações das Horas. Através de um grupo de Whatsapp criado, orientamos na marcação das páginas correspondentes aos dias celebrados, visando participar com mais espiritualidade das determinadas horas. Além disso, iniciamos todas as quintas-feiras, das 20h30 às 21h15, o momento de Formação sobre a Liturgia das Horas, também on-line. Todo esse trabalho evangelizador tem despertado muito interesse por parte dos fiéis.

Frente a tudo isso, qual a intenção em realizar este trabalho? Além daquilo que já oferecemos aos fiéis, com a participação na centralidade de nossa fé que é a Eucaristia; além dos momentos devocionais, proporcionados por nossas comunidades e redes sociais, mídias católicas o desejo é levar os fiéis, ao menos alguns, a terem proximidade com esta oração oficial da Igreja, desconhecida por nossos leigos e leigas ou que, mesmo sabendo de sua existência, consideram uma ação particular dos clérigos, religiosos e religiosas. Ainda como intenção é que estes momentos sejam vivenciados em cada comunidade, como pede a Instrução Geral, levando pessoalmente os fiéis a uma consagração das horas do dia na presença do Senhor. Isso já fazemos em nossa comunidade paroquial, às sextas-feiras, diante do Santíssimo Sacramento exposto para a adoração dos fiéis.


Assim, caso tenha de sua parte uma motivação em querer conhecer melhor essa prática de oração oficial da Igreja, entre nesses horários mencionados através da página do Facebook da LITURGIA DAS HORAS (ao vivo e publicado depois), ou no canal do YouTube – Quase Paróquia Bom Jesus (gravado). Pelos testemunhos daqueles que estão caminhando durante este mês, percebe-se que isso muito ajudou na vida não só espiritual, mas a trilhar o dia na presença do Senhor, pois consagrando momentos do dia na presença de Deus, estamos libertos da prática do mal que nos leva ao pecado e, consequentemente, distantes d’Ele.

Faça você esta experiência e ajude outros a também vivenciarem, pois como diz a Instrução Geral: “Convém que a família, qual santuário doméstico da Igreja, não apenas reze a Deus em comum, mas celebre além disso algumas partes da Liturgia das Horas segundo pareça oportuno, inserindo-se com isso mais intimamente na Igreja” (IGLH, 27). Cristo espera por você!


Padre José Edilson da Silva

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba