Live marca o Grito dos Excluídos na Arquidiocese de Uberaba

Já tradicional no dia da Pátria, desde 1995, o Grito dos Excluídos chegou a sua 26ª edição, desafiado pela pandemia do novo coronavírus. Neste ano, algumas novidades foram inseridas nessa mobilização que marca o Dia da Independência do Brasil e a Arquidiocese de Uberaba optou em realizar uma live especial, com a participação de Dom Vicente de Paula Ferreira, bispo auxiliar de Belo Horizonte/MG. Ele afirma que neste dia marcado pelo orgulho patriota, ao invés de dar voz e vez para o discurso dos mais favorecidos, a Igreja tem o dever de promover manifestações em prol dos que sofrem.

O tema permanente do Grito dos Excluídos é “Vida em primeiro lugar”, e o lema é “Basta de Miséria, Preconceito e Repressão! Queremos Trabalho, Terra, Teto e Participação!”. Com a chamada “Uma voz profética em seu lar”, padres, religiosos, leigos e leigas de várias regiões da Arquidiocese e do país ouviram as sábias palavras de Dom Vicente sobre a importância de dar voz aos excluídos pela sociedade atual.



“O próprio Deus escuta o grito de seu povo. Qual é seu grito de hoje?”, foi a reflexão proposta por Dom Vicente. Em momentos tão difíceis, marcados pela pandemia do Covid-19, devemos parar, refletir e pensar: qual é nosso grito nos dias de hoje? Quais direitos estamos buscando para nós e para nossos irmãos menos favorecidos? O bispo nos relembra que Jesus deu o grito dos gritos no Calvário por ter sido perseguido, humilhado e desprezado. Quando Deus acolhe o grito do próprio Filho, Ele acolhe o grito de toda a humanidade que sofre junto! E, ao final de sua fala, antes de responder as perguntas dos internautas que acompanhavam a live, Dom Vicente afirmou: “Temos que gritar não somente para denunciar, mas para anunciar a justiça, a igualdade, a fraternidade”.

Para aqueles que não puderam acompanhar, a live está gravada no Facebook e no canal do Youtube da Arquidiocese de Uberaba, e você pode acessar pelos links abaixo:


Facebook:

https://www.facebook.com/ArquidioceseDeUberaba/videos/1668453359999895


Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=QF2MDJ7JlPA&ab_channel=ArquidiocesedeUberaba

Ana Luísa Andrade

Assessora de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba