Mais missionários do que nunca


A Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis 3 nos diz que “A formação se caracteriza naturalmente como missionária, uma vez que tem como meta a participação na única missão confiada por Cristo à Sua Igreja, isto é, a evangelização, em todas as suas formas. A ideia de fundo é que os Seminários possam formar discípulos missionários «enamorados» do Mestre, pastores «com o cheiro das ovelhas» que vivam no meio delas para servi-las e conduzi-las à misericórdia de Deus”. Diante disso, neste cenário em que estamos vivendo, se faz necessário sermos mais missionários do que nunca, levando Cristo a todos, mesmo estando distantes.


O Seminário Arquidiocesano de Uberaba e nossa província formada por Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas e Ituiutaba tinham planejado neste ano dois eventos muitos importantes no contexto missionário.

O COMISE (Conselho Missionário de Seminaristas) desde o ano passado estava organizando as missões que acontecem todos os anos, desde a criação do órgão no ano de 2016. Neste ano, se realizaria na cidade de Sacramento no mês de julho. Infelizmente, diante desta pandemia foi necessário suspender a realização dessa atividade missionária. Contudo, a cidade ainda receberá as missões em tempo oportuno. Outro evento muito significativo seria o II FORMISE provincial (Formação Missionária para Seminaristas), na cidade de Ituiutaba, também em julho. Os seminaristas responsáveis pelo evento e os bispos de nossa província acharam por bem suspender a realização e, assim que possível, outra data será divulgada.


Outro organismo que caminha com o intuito de fomentar cada vez mais o espírito missionário em nossos seminários é o COMISE do Regional Leste II da CNBB, que engloba os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O seminarista David Washington (3º ano de Filosofia), atual secretário do COMISE Leste II, nos disse que este ano estava previsto um encontro no mês de agosto na Diocese de Colatina –ES, intitulado “I Congresso Missionário para Seminaristas da Teologia”, que seria um grande momento de união entre os seminários visando às atividades missionárias que são desenvolvidas em cada seminário.


Dada a inviabilidade da realização do evento, David nos informou que, a partir de uma reunião realizada no último dia 29 de junho, depois de consulta feita aos coordenadores dos COMISES dos seminários de nosso regional, o COMISE Leste II vai realizar o I FORMISE on-line do Regional Leste II, que tem previsão para acontecer no mês de setembro deste ano. Incialmente, o evento ocorrerá durante um dia e contará com diversos momentos, para que estejamos mais próximos e falemos sobre o espírito missionário que deve haver em cada seminarista.

Seguimos, então, mais missionários que nunca, inspirados pelas palavras de Dom Gil Antônio, em sua homilia no dia 24 de maio de 2019, na abertura do 9º FORMISE do Regional Leste II: “O padre só é padre se for missionário. O seminarista só será presbítero se for missionário”.

Conselho Missionário de Seminaristas da Arquidiocese de Uberaba

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba