Manhã de espiritualidade com Dom Paulo


A Dimensão Espiritual de nosso Seminário São José e Nossa Senhora da Abadia, composta por uma equipe coordenada por mim, preparou uma série de palestras mensais com o objetivo de apresentar a nossos seminaristas as principais fontes da espiritualidade cristã. Isso porque reconhecemos que é possível que um discípulo de Jesus pinte sua identidade espiritual com as mais variadas cores, ou seja, é possível que alguém se sinta mais identificado com uma espiritualidade eucarística ou bíblica ou mariana etc. Inevitavelmente, um caminho leva ao outro e todos levam a Cristo.


O mês de maio em nossa casa, assim como em nossas paróquias, matricula-se na escola de Maria e, acompanhados por ela, nos dispomos a seguir seu amado filho Jesus. Nosso diretor espiritual, Padre Manoel Romes, apresentou-nos, em sua visita de maio, uma abordagem espiritual para os dogmas marianos. Nesse mesmo sentido, durante toda a manhã de 15 de maio, nosso arcebispo metropolitano, Dom Paulo Peixoto, esteve presente em nossa casa formativa com o propósito de nos falar sobre a Virgem Maria como uma das fontes da espiritualidade cristã. Após apresentar um apurado caminho histórico e doutrinal da devoção mariana, para além dos divertidos causos temperados de muita sabedoria que ele compartilhou conosco, chegou à conclusão de que o estudo sistemático da Teologia e a inevitável racionalização da fé não nos devem afastar da piedade popular nem do afeto de Maria.

Nosso próximo encontro desta série será com Padre Geraldo Maia, em junho, para tratarmos dos pobres e dos pequenos, como fonte da espiritualidade cristã.


Sem. Vitor Lacerda

14 visualizações