Milhares de fiéis na celebração de Corpus Christi


A celebração, entre 9 e 11 horas, foi presidida por dom Paulo Mendes Peixoto e concelebrada por 32 padres das 27 paróquias de Uberaba. Mais de 600 ministros extraordinários da Comunhão Eucarística também participaram da cerimônia, oportunidade em que, perante o arcebispo, renovaram os seus compromissos no exercício deste ministério.

Em sua homilia, dom Paulo Peixoto lembrou que a data 19 junho era aniversário natalício de dom Roque Oppermann, que falecerá em abril deste ano. Sobre a festa de Corpus Christi ele informou que as comemorações começaram em 1.193, a pedido da leiga belga Juliana ao Santo Padre, após ter uma visão de Nossa Senhora. Em 1.204, por decreto do papa Urbano IV, a festa tornou-se oficial passando a ser celebrada em honra a Jesus Cristo, como forma de pedir o seu perdão e também, de protestar contra aqueles que renegavam a presença de Deus na hóstia consagrada.

Hoje, disse dom Paulo, a festa de Corpus Christi procura relembrar a instituição da Eucaristia na Última Ceia. “É o mistério da transubstanciação, onde pão e vinho, após o padre dizer que este é meu corpo e este é meu sangue, são transformados em Corpo e Sangue de Cristo,” acentuou o arcebispo, acrescentando que ao recebermos a santa hóstia eucarística o nosso coração se torna templo vivo de Deus. Que esta celebração, concluiu dom Paulo, seja para nós momento de renovar os nossos compromissos missionários e de fidelidade ao mistério eucarístico.

Ao final da celebração os fiéis saíram em procissão pela rua São Sebastião até a Catedral Metropolitana. Lá, em altar montada nas escadarias, dom Paulo Peixoto concedeu bênção especial com o Santíssimo Sacramento exposto no ostensório. O ato emocionou o povo que aplaudiu agradecendo as graças de Deus.

Rubério Santos

Assessor de Imprensa

Uberaba, 19 de junho de 2014.

0 visualização
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba