Missão e Assembleia Eclesial


Outubro, Mês Missionário. Neste ano de 2021, ainda sob a influência da pandemia do coronavírus, o tema sugerido nos faz olhar para a pessoa de Jesus Cristo, vendo nele o grande missionário e ator de articulação do trabalho evangelizador: “Jesus Cristo é missão”. O lema vem da pertinência missionária dos primeiros cristãos: “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20).

A vida pública e missionária de Jesus aconteceu dentro de um contexto de Igreja incipiente, fazendo a passagem do Antigo para o Novo Testamento, numa realidade de grande influência do judaísmo tradicional e estabilizado. Em relação à vida cristã, no tempo marcado por inseguranças e fragilidades, tudo ainda estava para ser formado e construído na organização das primeiras comunidades cristãs.


O testemunho de Jesus precisa motivar os missionários e missionárias de hoje, despertando neles a compaixão e a esperança de um mundo melhor. Superar o pecado do indiferentismo e a apatia diante de compromissos que promovam a vida. O Papa Francisco fala da necessidade de promover a cultura do encontro, mesmo em clima de distanciamento social e cuidado que a pandemia exige.

A Assembleia Eclesial da América Latina corrobora a ação missionária. O tempo de escuta veio para despertar no povo a consciência de maior responsabilidade diante da crise causada pela pandemia. Ajudou na reflexão de que nem tudo está perdido e sem perspectivas de futuro. Certamente muita coisa positiva será colhida das contribuições oferecidas nos diversos países do continente.

O Mês Missionário e a Assembleia Eclesial são expressão de sinodalidade na vida da Igreja. A fecundidade da missão cristã se fortalece a partir dos grandes eventos de reflexão, com participação das comunidades comprometidas com a causa da dignidade e da vida cristã das pessoas. Na verdade, vivemos momentos ricos no caminho evangelizador da Igreja, na América Latina e no Caribe.


Os cristãos não podem deixar de afirmar com coragem o que leram e ouviram da mensagem do Evangelho. A fonte de toda a missão está na Palavra de Deus, principalmente na rica experiência vivida pelos Apóstolos, porque eles viram e conviveram com Jesus, com sua mensagem e a partilharam com determinação. Todo cristão é convidado a renovar seu vigor missionário numa Igreja sinodal.


Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba

11 visualizações