Missão Pastoral no Bairro Residencial Rio de Janeiro


Dentre as principais atribuições do ministério diaconal estão a proclamação da Palavra e a assistência aos irmãos necessitados, Cristo nos pobres. Dom Paulo, sensível às inúmeras exigências pastorais de nossa Arquidiocese, concedeu-me a grande alegria de realizar meu estágio diaconal junto à comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Residencial Rio de Janeiro, em Uberaba.

A cada dia se têm agravado as dificuldades da evangelização nos grandes centros urbanos. Diante dos inúmeros desafios em levar o projeto humanizador de Jesus “até os confins da terra”, constatamos que Deus não deixa à mercê o povo que ele elegeu. O Senhor nos chama para anunciar seu Reino, tal como chamara aqueles primeiros pescadores da Galileia.

O Residencial Rio de Janeiro já nasceu com um número populacional elevado. Em seu conjunto, habitam mais de 12 mil pessoas. E, nesse vasto campo, nossa missão pastoral consiste em auxiliar na intensificação dos trabalhos já iniciados e desenvolvidos pelo Padre Ronan, cujo ofício de pároco se estende também por essa imensa região.


Para tanto, confiando na graça de Deus e amparado pela experiente assistência espiritual e missionária de Dom Paulo, Padre Fontes, Padre Sebastião e Padre Ronan, almejamos construir e realizar um projeto pastoral que possa fazer crescer a comunidade de fé da região e auxiliar os irmãos mais pobres e vulneráveis, principalmente diante das crises que atravessamos.

Tenho trabalhado o modelo do evangélico agricultor, que lança suas sementes e cuida de sua lavoura para colher os frutos no tempo certo: primeiro, conhecendo a realidade de nosso povo, participando de suas dores e alegrias; depois, identificando e suscitando lideranças que possam ser fortificadas no Reino de Deus para produzirem, no tempo oportuno, muitos frutos de amor, justiça e paz.

Diácono Marcos Vinícius Machado

33 visualizações

Posts recentes

Ver tudo