Morre Dom Aloísio Hilário de Pinho, bispo emérito de Jataí (GO)

A diocese de Jataí (GO) comunicou nesta terça-feira, 4 de maio, o falecimento de seu bispo emérito, dom Aloísio Hilário de Pinho, em decorrência de um infarto. Oportunamente, a diocese informou que divulgará as informações do sepultamento.


Biografia

Dom Aloísio era natural de Mariana (MG). Nasceu em 14 de janeiro de 1934. Iniciou sua vocação ao sacerdócio em 1955. Cursou o ensino médio no Seminário da Congregação Dom Orione, cursou Filosofia com os padres Capuchinos em Curitiba no estado do Paraná e Teologia na Universidade Gregoriana em Roma-Itália (1959 – 1963), onde também foi ordenado padre.


Sua ordenação episcopal aconteceu em 20 de dezembro de 1981. Foi bispo da diocese de Tocantinópolis (TO) e bispo de Jataí (GO). Sua posse na diocese de Tocantinópolis se deu em 10 de janeiro de 1982 e a posse na diocese de Jataí em 26 de fevereiro de 2000.


Ao completar 75 anos, idade limite para o episcopado, segundo as normas eclesiásticas, apresentou renúncia ao Papa Bento XVI, que foi confirmada em 16 de dezembro de 2009.


Dom Aloísio tornou-se bispo emérito de Jataí, mas continuou à frente da diocese até a posse do sucessor em 6 de março de 2010. A partir de 8 de abril, passou a residir na fraternidade orionita de Rio Claro (SP), colocando-se à disposição de dom Fernando para colaborar nos trabalhos pastorais da diocese de Piracicaba (SP).


Nota de Pesar

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota de pesar pelo falecimento de dom Aloísio. Confira o texto, na íntegra, abaixo:



Nota de pesar pelo falecimento de dom Aloísio

Brasília, 4 de maio de 2021

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com pesar o comunicado do falecimento do bispo emérito da diocese de Jataí (GO), dom Aloísio Hilário, em decorrência de um infarto, nesta terça-feira, 4 de maio.

Recordamos, com afinco, a fidelidade à Igreja, características do ministério de dom Aloísio, que tinha como lema episcopal “na caridade sincera”. Sabemos também que dom Aloísio dedicou-se à celebração dos sacramentos, especialmente o da Crisma, que lhe permitiu um contato direto com a juventude da diocese de Jataí (GO).

Por isso, neste momento, a Conferência une-se em oração e se solidariza com todos os que conviveram com dom Aloísio. Enviamos nossa saudação ao atual bispo da diocese de Jataí (GO), dom Nélio Domingos Zortea, aos familiares de dom Aloísio, e a todas as comunidades da diocese de Jataí.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo Arcebispo de Belo Horizonte (MG) Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler Arcebispo de Porto Alegre (RS) Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva Bispo de Roraima (RR) Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ) Secretário-geral da CNBB


Fonte: CNBB

91 visualizações

Posts recentes

Ver tudo