Morre Padre Jesuíta João Roque Rohr, ex-reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro

Morreu na manhã deste sábado, 29 de maio, em Porto Alegre (RS), o padre João Roque Rohr, ex-reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma. Vítima da Covid-19, o religioso jesuíta tinha 80 anos de idade e 60 anos de Companhia de Jesus. O padre morava na Comunidade Santos Mártires das Missões junto ao Colégio Anchieta (RS).


Padre João Roque Rohr foi provincial dos Jesuítas do Brasil, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e assessor da CNBB. Em 2019, a Escola Dom Helder Câmara, de Belo Horizonte (MG), concedeu ao padre João o título de Doctor Honoris causa.


O título foi entregue durante o II Congresso do Conhecimento, realizado pela Escola Dom Helder e pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). O reconhecimento se deu pela criação da Fundação Movimento Direito e Cidadania (MDC).


Um dos mais respeitados jesuítas do país, padre João Roque Rohr era formado em filosofia, teologia e pedagogia. Natural de Santa Catarina (SC), foi um grande defensor da educação, esteve à frente de diversas instituições de ensino e colaborou com a criação de políticas públicas sobre o tema.


Por causa da pandemia do coronavírus e das regras de isolamento social, não haverá velório e missa de corpo presente. O sepultamento será no final da tarde e com restrição de pessoas.


Nota de condolências da CNBB


Brasília, 29 de maio de 2021


Prezado, padre Mieczyslaw Smyda, Provincial dos Jesuítas no Brasil


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pelo falecimento do padre João Roque Rohr, ex-reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, ocorrido neste sábado, 29 de maio de 2021.


Nesse momento de dor, olhemos para o Cristo ressuscitado razão de nossa esperança, a quem um dos mais respeitados jesuítas do país, padre João seguiu e amou durante sua vida e missão.


Lembramos com gratidão o serviço prestado pelo padre João à frente do colégio, além do reconhecimento por toda sua trajetória de luta pela educação, sua dedicação à frente da presidência da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e na assessoria da CNBB.


Consolados pela fé, enviamos nosso abraço fraterno a todos os religiosos jesuítas, aos familiares do padre João Rohr e a toda comunidade Anchietana.


Em Cristo, Dom Walmor Oliveira de Azevedo Arcebispo de Belo Horizonte, MG Presidente

Dom Jaime Spengler Arcebispo de Porto Alegre, RS 1º Vice-Presidente

Dom Mário Antônio da Silva Bispo de Roraima, RR 2º Vice-Presidente

Dom Joel Portella Amado Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, RJ Secretário-Geral


Fonte: CNBB

3 visualizações