Mudanças necessárias

Mudanças necessárias

O então momento histórico mundial passa por mudanças muito rápidas, numa velocidade difícil de ser acompanhada pelo normal dos humanos. Assistimos a uma provocação incontida de transformação, assentada na cultura do consumo desenfreado. Isso causa, sem dúvida, uma profunda vulnerabilidade em tudo e chegamos até perder a capacidade de relações duradouras e estáveis.

Por outro lado, encontramos também quem faz todo esforço para assegurar um conservadorismo incompatível com as estruturas modernas. Criamos choques de realidades ideológicas e práticas, até emperrando o processo da mentalidade que persegue um futuro com moldes ainda totalmente inconcebíveis. Mesmo com os altos e baixos da história, não há como paralisar mudanças subsequentes.

Jesus usa a palavra transfigurar, começando a prática por Ele mesmo. Mas um caminho que começa na cruz, nas renúncias e na capacidade de doação, de partilha e de construção do bem comum. Essa é a mudança necessária que precisa acontecer no Brasil, superar o egoísmo, as injustiças e as irresponsabilidades, que provocam o sofrimento e a morte de grande parte dos cidadãos do país.

Todos os brasileiros, de bom senso, estão decepcionados com a forma como o poder é exercido pelos governantes, com marcas de opressão e violência. A grande certeza é que eles não têm a ultima palavra, porque ela pertence a Deus, e é o que traz conforto. Mas não impede que haja luta para mudar o atual cenário. As mudanças necessárias dependem da força organizativa do povo.

Na dimensão da transfiguração de Jesus, todos os reinos da terra passam, vão à falência, porque eles se contrapõem, e perderão a hegemonia. Eles causam um ambiente hostil e feio, mas estão submissos à bondade e à misericórdia, mas justa, de Deus. Deve ser instaurado um reino diferente, fazendo com que a história da humanidade seja marcada pela justiça e o amor verdadeiros.

A transfiguração está apoiada na fé e na esperança, na certeza de que as dores, os sofrimentos e os problemas do mundo deverão ser superados. É fundamental ter sempre acesa uma chama de vida nova, não só na glória futura, mas também num mundo melhor, aqui e agora. Usando a Constituição Federal, devemos proclamar que o poder está nas mais do povo. É só exercê-lo.

Dom Paulo Mendes Peixoto Arcebispo de Uberaba.

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede