Mutirão de confissões
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais
Inscreva-se
Identidade visual para fundo escuro.png

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesena

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Mutirão de confissões


Nos últimos tempos a prática do “mutirão de confissões” se tornou comum em nossas dioceses. Pelas normas da Igreja, o cristão deve realizar anualmente sua Páscoa, participando da Eucaristia, o que supõe também o Sacramento da Confissão. São poucas as pessoas que fazem sua confissão sacramental com frequência. As paróquias precisam ter horários fixos para atendimento de confissão.

O mais comum hoje é esperar o momento do mutirão das confissões, quando os padres de uma mesma Região Pastoral se reúnem para atender, conjuntamente, cada paróquia. Isso é importante, mas não consegue atingir aos que não podem comparecer naquele determinado dia. Significa que as paróquias precisam ter outros horários para que um confessor seja encontrado.

Um dado importante é a convivência entre os padres. Cria condição de encontro, de solidariedade e de vida concreta de Igreja. O povo precisa ver os padres unidos e fortalecidos em sua missão, testemunhando consciência de que a união faz a força. Infelizmente acontece descompromisso de alguns padres com essa riqueza do presbitério, deixando de comparecer por motivos vazios.

A confissão sacramental é uma riqueza da nossa Igreja. Temos a confirmação de Jesus: “A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, ficarão retidos” (Jo 20,23). A certeza no perdão de Deus supõe uma atitude de arrependimento e o propósito de fazer de tudo para não cair mais. O reconhecimento de faltas tem a dimensão de humildade e de grandeza diante de Deus.

O mutirão de confissões acontece nos tempos quaresmais, mas também pode ser realizado nas novenas de padroeiros, em momentos festivos da diocese ou da paróquia etc. Os padres devem dar o máximo de atenção para isso, porque enriquece a vida espiritual das pessoas de sua paróquia. É também forma de criar momentos para o povo se confessar.

Dom Paulo Mendes Peixoto Arcebispo de Uberaba.

Saiba dia e horário do atendimento das Confissões na Arquidiocese de Uberaba: https://arquidiocesedeuberaba.org.br/saiba-dia-e-horario-do-atendimento-de-confissoes-na-arquidiocese-de-uberaba/noticias/