Novena de Pentecostes

Dia 31 de maio, a liturgia de nossa Igreja comemora, ou melhor, nos remete à  festa de Pentecostes, retratada na Sagrada Escritura no livro dos Atos dos Apóstolos 2, 1 e ss, quando o ESPÍRITO  SANTO veio sobre os apóstolos e Nossa Senhora reunidos no Cenáculo.


A verdade é que não fomos , por muito tempo, ensinados a perceber os critérios de identificação dos sinais da atuação do Espírito Santo no mundo, na Igreja , em nossas vidas...Faltaram pregações a respeito, faltou catequese adequada, faltou aquele culto forte à TERCEIRA PESSOA DA SSMA TRINDADE, que, mesmo assim, nunca  deixou de agir entre nós.


Dois eventos tiveram especial significado na retomada á consideração da pessoa do ESPÍRITO SANTO no século XX. Um deles, envolveu ELENA GUERRA e o PAPA LEÃO XIII; o outro, diz respeito ao PAPA JOÃO XXIII e o CONCÍLIO VATICANO II.


Desafiado por Elena Guerra, hoje  Beata Elena Guerra, apóstola da efusão do Espírito Santo dos tempos atuais, o PAPA LEÃO XIII escreve uma Encí, clica sobre o Espírito Santo e , na passagem do dia 31/12/1900 para o dia 01/01/1901 CONSAGRA O MUNDO AO ESPÍRITO SANTO. Ainda nesse dia, canta o VENI CREATOR SPIRITUS, canto litúrgico do século IX.


Nesse contexto, surge a NOVENA DE PENTECOSTES, litúrgica, por ter sido instituída pelo PAPA LEÃO XIII. ENCÍCLICA  DIVINUM ILLUD MÚNUS, a encíclica que abarca toda essa graça ...09/05/1897...


O século XX começa sob a oração e o clamor de um papa por uma nova vinda do ESPÌRITO SANTO.


Vivemos , portanto a era do ESPÍRITO SANTO, pois é ELE que está , neste momento, "entrando incessantemente na história do mundo, por meio do coração do homem ", levando à plenitude a salvação realizada pelo SENHOR.


Convinha "que Jesus se fosse"(Jo 16,7). convinha que ELE, o Espírito, viesse.Convém, pois, compreender melhor, esperar, celebrar e regogizar-se  com a Ssma Trindade , na Festa de PENTECOSTES. Pois ninguém vai ao PAI se não for por Jesus( Jo 14, 6); e para estar em contato com Cristo, é preciso , PRIMEIRO ter sido tocado pelo ESPÍRITO SANTO


RCC Uberaba

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba
  • Spotify ícone social