Novena em Louvor à Nossa Senhora do Rosário

Atualizado: Set 30

PARÓQUIA SÃO DOMINGOS E SANTUÁRIO E BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DA ABADIA - 28 de setembro a 06 outubro de 2020



28/09: Paróquia São Domingos – Uberaba

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo da Arquidiocese de Uberaba

Frei Wanderley Rodrigues de Mesquita, OP - Pároco


29/09: São Miguel Arcanjo – Oficio Festivo

Paróquia São Miguel Arcanjo – Nova Ponte

Padre Rone Carlos da Silva


30/09: Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade –Caeté

Padre Wagner Calegário, de Souza


01/10: Santuário Basílica de Nossa Senhora da Abadia– Uberaba

Padre Alexsandro Nunes Ribeiro, CSS – Reitor


02/10: Paróquia São Judas Tadeu – Goiânia

Frei Paulo Cantanhede, OP – Pároco


03/10: Santuário Santa Dulce dos Pobres – Salvador

Frei Giovanni Messias, OFM Cap. – Reitor


04/10: Paróquia São Domingos de Perdizes – São Paulo

Frei José Almy Gomes, OP – Vigário Paroquial


05/10: Basílica Menor do Santíssimo Sacramento – Sacramento

Pe. Ricardo Alexandre Fidelis, Reitor


06/10: Santuário de Nossa Senhora do Rosário

Frei Cristiano Bhering - Reitor


07/10: Solenidade de Nossa Senhora do Rosário

Paróquia São Domingos – Uberaba

Frei Wanderley Rodrigues de Mesquita, OP - Pároco

SINOPSE


O primeiro momento do presente movimento de oração do Santo Rosário, em Uberaba, se deu em 2018, no período que antecedeu a Festa de Nossa Senhora do Rosário na Paróquia São Domingos, primeira Paróquia e Casa dos Dominicanos no Brasil. Participaram sete Paróquias da cidade, as quais ganharam um Santo Rosários e realizaram momentos de oração em suas comunidades com a cooperação de um articulador do movimento. No dia 06 outubro, representantes dessas sete Paróquias participaram da celebração da Santa Missa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, em intenção do Brasil e do povo brasileiro, na Paróquia São Domingos.


Em 2019, Frei Wanderley Rodrigues de Mesquita, OP, Pároco da Paróquia São Domingos, elaborou artesanalmente um Rosário e sugeriu que realizássemos uma Peregrinação do Santo Rosário com um quadro de Nossa Senhora do Rosário até as comunidades rurais e urbanas participantes do movimento nesse ano. No dia 06 de outubro de 2019, foi celebrada a Santa Missa em louvor a Nossa Senhora do Rosário, em intenção do Brasil e do povo brasileiro.


A programação deste ano de 2020 mantém a Peregrinação do Santo Rosário e do estandarte de Nossa Senhora, mas expande seu percurso, aproveitando a facilidade de acesso a localidades distantes que nos oferece a Internet. Realizaremos uma Peregrinação Virtual do Santo Rosário por sete cidades brasileiras. Será também integrada ao movimento de oração deste ano, a Novena de São Miguel Arcanjo, com a oração da Coroa Angélica e do Santo Rosário, durante a Novena em Louvor à Nossa Senhora do Rosário, novamente em intenção do Brasil, incluindo o mundo todo.

PROGRAMAÇÃO

Peregrinação do Santo Rosário– (Redes sociais)

Período: 20 a 28 de setembro no horário previsto para as celebrações em cada Paróquia

Novena em Louvor à Nossa Senhora do Rosário – (Redes sociais)

Período: 28 de setembro a 06 de outubro no horário previsto para as celebrações em cada Paróquia.

JUSTIFICATIVA

A reflexão proposta pela presente iniciativa é o reconhecimento de que as grandes questões que convergem para impasses pedem aos cristãos uma ação pacífica de absoluta confiança em Deus, mediante oração coletiva e afirmação da postura de não-violência. Sobretudo, as situações de risco para a maioria da população, como a que estamos vivenciando agora, com o evento da grave pandemia da Covid-19 no Brasil e no mundo, são indicadores de que devemos também recorrer à intercessão de nossa Mãe Santíssima, pedindo à Maria, medianeira de todas as graças, que nos auxilie em nossas atuais necessidades prementes de socorro. Pela específica indulgência acrescida à Coroa Angélica de São Miguel pelo Papa Pio IX, concedendo a proteção em ocasiões de disseminação de peste, associamos, então a Coroa Angélica e o Santo Rosário.

O espaço dialógico da oração coletiva e o testemunho fraterno da solidariedade podem promover, viabilizar mudanças muito significativas também no âmbito do discernimento, nos auxiliando no refinamento de nossa consciência cristã e nos colocando em sintonia com o amor compassivo de Jesus. O Catecismo da Igreja Católica, em sua Quarta Parte “A Oração Cristã”, ressalta que: “Interceder, pedir em favor de outro, desde Abraão, é próprio de um coração que está em consonância com a misericórdia de Deus. [...]Na intercessão, aquele que ora “não cuide somente do que é seu, mas também do que é dos outros” (Fl 2,4) e até reze por aqueles que lhe fazem mal”. (CaIC, 2017, n.

OBJETIVOS

A cristandade tem por objetivo a instauração do Reino de Deus na Terra, o estabelecimento de um mundo de paz e de justiça mediante o diálogo, o consenso e a responsabilidade mútua na sustentação dessa escolha coletiva fundada na aspiração de viver o amor como Jesus nos ensinou e exemplificou. A jornada de preces e de celebrações, pela intercessão de São Miguel Arcanjo e de Nossa Senhora do Rosário tem por objetivo a promoção de um período de oração em favor de todo o povo brasileiro, de seus atuais governantes e também dos que assumirão a responsabilidade de contribuir para a afirmação dessa aspiração de paz e de justiça que nos mobiliza a todos, permanentemente, em nossa vida cristã. Objetiva-se sobretudo, clamar pelo povo brasileiro nessa condição tão grave de pandemia em curso crescente, grassando no país sem perspectiva de solução imediata.

Em termos específicos, visamos proporcionar também, oportunidade de diálogo e de reflexão crítica sobre a nossa realidade, para que as pessoas participantes se sintam confortadas, esperançosas e animadas a prosseguirem orando e trabalhando no contexto de suas possibilidades e campos de ação, em interação fraterna e profícua em prol do semelhante, buscando sanar ou minimizar seu sofrimento e tentando evitar que fontes geradoras de males se disseminem e se ampliem no seio da sociedade.

PÚBLICO-ALVO

O convite para participar do movimento de oração, constituído das Novenas de São Miguel e Nossa Senhora do Rosário e demais atividades, é dirigido a todas as pessoas que queiram colaborar, reunindo-se, mediante as redes sociais, para refletir e para orar com amor e fé. As lives que serão realizadas serão abertas, os participantes terão oportunidade de propor questões e de fazer sugestões que serão respondidas e consideradas da melhor forma possível.

ATIVIDADES

A Novena de São Miguel Arcanjo e a Novena em Louvor à Nossa Senhora do Rosário serão celebradas online, mediante transmissão feita por cada Paróquia no dia determinado para sua participação. Os links das transmissões serão compartilhados nas redes sociais pela equipe de leigos de Uberaba. No período da Novena de São Miguel Arcanjo, será conduzida a Oração da Coroa Angélica de São Miguel por meio de lives. Durante a Novena em Louvor à Nossa Senhora do Rosário, acontecerá a visita do Rosário Peregrino a cada comunidade participante, também mediante lives transmitidas diariamente, com a Oração do Santo Rosário. Haverá, outrossim, compartilhamento de informações, fotos e vídeos sobre as Paróquias, Santuários e Basílicas que participam das Novenas.

CONCLUSÃO

A circunstância singular que vivemos na atualidade, no Brasil e no mundo, nos fornece subsídios para uma análise de conjuntura que aponta para a necessidade de nos dedicarmos à prática de oração coletiva com muita perseverança, com intenso movimento devocional mariano e voltado também para o Arcanjo São Miguel, protetor contra a peste e as situações que envolvem conflitos de toda ordem. Ressaltamos que essa movimentação orante e devocional pode propiciar, sobretudo, a tão necessária reflexão para nos posicionarmos na adversidade, com bom senso, assumindo atitudes de compaixão em relação aos nossos irmãos que demandam assistência fraterna, compreensão e tolerância. Trata-se de uma oportunidade de afirmação de fé com a devida coerência, oramos, fazendo o que Jesus nos pede: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amo" (Jo 15,12).

Rita De Blasiis

Uberaba, 07 de setembro de 2020

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba