A Escola de Teologia para Leigos da Arquidiocese de Uberaba (ESTELAU) é uma realidade em Uberaba desde a década de 1990, fundada por Dom Benedicto de Ulhôa Vieira, Arcebispo Metropolitano na época. Esteve desativada por um pouco de tempo, mas em 2002 Dom Aloísio Roque Oppermann, SCJ retomou sua caminhada.
A formação teológica e pastoral é o caminho para o cristão crescer na fé, na intimidade com a Palavra de Deus, estar a serviço da evangelização e da ação missionária do povo de Deus. A ESTELAU contribuiu e contribui muito na formação de leigos e leigas de nossa Arquidiocese.
Sentimos a necessidade de, no primeiro semestre de 2019, reestruturar a escola para que atenda melhor os anseios dos leigos e leigas. Para isso, além de Uberaba, serão criados um polo da Escola em Araxá (MG) e outro em Frutal (MG). A reestruturação se dá em nível de diretoria, assessoria e grade curricular. Estamos trabalhando intensamente para que em agosto deste ano reiniciemos com grande entusiasmo e dedicação a ESTELAU e demos continuidade à formação teológica e pastoral de leigos e leigas da Arquidiocese de Uberaba.
Atualmente, os assessores espirituais da ESTELAU são os freis dominicanos: Frei Maurice Bon-Fils Yelome, OP e Frei Helton Barbosa Damiani, OP; os padres diocesanos Padre Saulo Emílio Moraes, Padre José Rinaldo da Silva e Padre Rogério Consentino de Aguiar. A diretora é Marly Aparecida Spadotto Balarin. Os vice-diretores serão das cidades de Araxá e Frutal, mas ainda não foram definidos. As secretárias são Marlene A. Manzan Paiva e Maria Dulce Vilela Prata. A tesoureira é Abadia Aparecida Mendonça Pontes.
Marly Aparecida Spadotto Balarin – Diretora da ESTELAU








Confira a palavra de Dom Paulo: