O adeus a Dom Benedito

O velório do corpo do arcebispo emérito de Uberaba, dom Benedito de Ulhoa Vieira, estendeu-se durante toda a segunda-feira (dia 04), com missas no Santuário da Medalha e na Catedral Metropolitana. Já passava das sete da noite quando o corpo fora sepultado em jazigo dos bispos na própria igreja Catedral.

Logo pela manhã o corpo chegou ao Santuário da Medalha Milagrosa para uma segunda missa de corpo presente. A cerimônia foi presidida por padre Ricardo Fidelis, reitor daquele santuário e concelebrada por 15 sacerdotes.

Na oportunidade foram prestadas homenagens ao arcebispo pelas monjas concepcionistas e pelas escritoras Ani e Iná que eram colegas de Dom Benedito na Academia de Letras do Triângulo Mineiro.

Padre Ricardo frisou em seu sermão que dom Benedito era homem da Eucaristia e nada mais justo que homenageá-lo com uma celebração eucarística. “Além do mais era pessoa querida por todos no Santuário, afinal dedicará oito anos da sua vida aquela casa, logo após tornar-se arcebispo emérito,” argumentou o sacerdote.

Ao meio dia, com o corpo já de volta a Catedral, dom Antônio Braz Benevente presidiu uma terceira celebração dedicada a dom Benedito. A missa contou com a participação de familiares do arcebispo, como a irmã Maria Leonor Vieira Prado Santos e os sobrinhos Ricardo e Eduardo.

Ordenado padre por dom Benedito em 1986, o bispo de Jacarezinho – PR enalteceu a figura do pai sempre presente no arcebispo. “Ele tinha o coração dócil, porém, sabia puxar a orelha na hora certa, ajudando aqueles que o procuravam,” ressaltou.

Irmã Anita Rocha, da Congregação das Dominicanas, lembrou da sua incansável defesa em prol dos pobres e injustiçados. “Com sua força ele ia abrindo caminhos em defesa das comunidades necessitadas,” enfatizou.

Com a Catedral toda tomada, às 17 horas teve início a missa das Exéquias. Presidida por dom Paulo Mendes Peixoto, a celebração reuniu sete bispos. Além do arcebispo uberabense, dom Paulo Machado, de Uberlândia, dom Cláudio Sturm, de Patos de Minas, dom Francisco Carlos da Silva, de Ituiutaba, dom José Moreira, de Itapeva – SP e dom Antonio Braz Benevente, de Jacarezinho, além do emérito de Caitité – BA, dom Alberto Rezende.

Mais de 70 padres também participaram da cerimônia, que contou ainda com as presenças do vice-prefeito de Uberaba, Almir Silva, a primeira dama Heloisa Piau, o prefeito de Sacramento, Bruno Cordeiro que cobriu o caixão com a bandeira do seu município e vereadores de Frutal, Planura, Conceição das Alagoas e Uberaba.

Após a missa, dom Paulo Peixoto fez a oração das exéquias com os demais bispos aspergindo água bento sobre o corpo de Dom Benedito. Em seguida sacerdotes e leigos saíram em procissão conduzindo o caixão pelo entorno da praça Rui Barbosa. De volta a Catedral, o corpo foi sepultado em Jazigo dos Bispos, construído pelo próprio dom Benedito, quando da reforma da matriz de Uberaba em seu episcopado.

Em respeito à figura pública de Dom Benedito Ulhoa Vieira, o prefeito Paulo Piau decretou luto oficial de três dias no município de Uberaba, ato repetido pela Prefeitura de Sacramento.

Rubério Santos

Assessor de Imprensa

Uberaba, 04 agosto de 2014

#gallery-5 { margin: auto; } #gallery-5 .gallery-item { float: left; margin-top: 10px; text-align: center; width: 14%; } #gallery-5 img { border: 2px solid #cfcfcf; } #gallery-5 .gallery-caption { margin-left: 0; } /* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

.

5 visualizações
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba