O Caminho se faz caminhando...


Desde o dia 24 de agosto, após pedido do arcebispo, estou na comunidade paroquial de São José, no bairro Tutunas. Neste pouco mais de um mês que estou lá, já tenho uma primeira impressão formada: o povo de Deus nos acolhe tão bem...

De fato, encontrei muitos desafios que serão enfrentados na medida do possível. As dificuldades impostas pelo período de isolamento social que atinge a todos nos impedem de aplicar toda nossa força e vigor pastoral necessários no começo de uma caminhada. Pois é, até nisso Deus é providente... As implicações causadas pelo isolamento social nos fazem sair do lugar comum e tentar novas formas de atingir as pessoas.

Desde o início de meu trabalho pastoral, tenho disposto parte de meu tempo para escutar os paroquianos, mesmo que na distância de um telefonema. Entretanto, não é uma ação fria, mas acolhedora. Os encontros, agora remotos, nos fazem perceber a grande ferramenta que temos em mãos e precisamos usá-la de maneira adequada. Por isso, já estamos cumprindo algumas atividades de modo on-line para que, quando a situação se normalizar, possamos dar continuidade à vida comunitária e pastoral.



Com a graça de poder contar com padres amigos e colaboradores, a vida sacramental vai tomando forma. Em nossa comunidade São José, já contamos com uma celebração fixa, todo dia 19 de cada mês, afim de assimilarmos a vida de nosso padroeiro e usá-lo como exemplo em nossa caminhada pastoral. Hoje, nossas comunidades de São José e Santa Beatriz possuem três horários celebrativos nos fins de semana: sábado, às 19h (Com. São José), domingo, às 8h (Com. São José) e às 18h (Com. Santa Beatriz).

Assim vamos caminhando, respeitando o tempo em que vivemos, mas nos mantendo firmes na esperança de um Novo Amanhecer, onde poderemos ser comunhão de maneira mais efetiva. E as portas e o coração das comunidades de São José e de Santa Beatriz estão abertos. Conto com a oração de vocês, para que cada vez mais se cumpra a vontade de Deus em minha vida.


Diácono César Augusto

52 visualizações

Posts recentes

Ver tudo