“O Evangelho da Família, alegria para o mundo” Semana Nacional da Família 2018

Entre os dias 12 e 18 de agosto de 2018 será celebrada em todo o Brasil a Semana Nacional da Família, evento promovido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB, que tem como tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, mesmo tema do IX Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, que acontece em Dublim, Irlanda, em agosto. Portanto, devemos nos preparar para viver intensamente a alegria que os eventos proporcionarão.

Segundo Pe. Jorge Filho, Assessor Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, cada cristão batizado precisa esforçar-se para ser no mundo um evangelizador e transmissor das mensagens contidas no evangelho. ” Motivados pelo tema do IX Encontro Mundial das Famílias, queremos, juntos com o Papa, nos empenhar para anunciarmos o Evangelho da Família que deve ser a alegria para o mundo”.

Evento realizado anualmente e que já faz parte do calendário de milhares de paróquias do país, a Semana Nacional da Família foi realizada pela primeira vez como resposta ao desejo de se fazer algo em defesa, promoção e valorização da família. Para isso, foi escolhida a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, com a proposta da Pastoral Familiar de articular-se com todas as demais pastorais da Igreja no sentido de evangelizar as famílias.

Fonte: cnpf.org.br

Encontro Mundial das Famílias


“Esperamos que esse encontro reforce o trabalho de evangelização que vem sendo realizado pela Pastoral Familiar, esclareça questões, chame a atenção do mundo para a importância da família, construída segundo a vontade de Deus, pois só assim ela pode ser alegria para o mundo”, finaliza dom Bosco.

Do Brasil, além das famílias que se inscreveram no encontro, estarão presentes o presidente da Comissão para a Vida e Família da CNBB, dom João Bosco Barbosa de Sousa, o assessor nacional da comissão, padre Jorge Alves Filho e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz Zilfredo Stolf e Carmen Rodrigues Stolf.

O Encontro Mundial das Famílias foi idealizado pelo papa São João Paulo II em 1992 e acontece a cada três anos. O objetivo é “celebrar o dom divino da família” e aprofundar a “compreensão da família cristã como Igreja doméstica e unidade básica de evangelização”.

Fonte: cnbb.org.br

Arquidiocese de Uberaba celebrou a Semana da Família entre os dias 25 de junho e 01 de julho. A celebração foi antecipada devido à festa de Nossa Senhora da Abadia, padroeira de Uberaba, no dia 15 de agosto.


Semana da Família na Arquidiocese de Uberaba:

Dom Paulo aposta nos valores da família

A Arquidiocese de Uberaba realizou, de 25 junho a 01 julho de 2018, a Semana da Família e da Vida. Com uma extensa programação, o evento proposto pela Pastoral Familiar diocesana teve como tema central o acolhimento e o anúncio do Evangelho de Cristo para as famílias.

Entre as atividades apresentadas, destacaram-se o Terço com as famílias, encontros com grupos de reflexão de diferentes setores e movimentos religiosos da Arquidiocese. Também foram abordados assuntos como o cristão, luz do mundo, o Evangelho da família, alegria do mundo, além de momentos de oração como a Hora Santa, a Via Lucis, que é o Caminho da Luz quando os fiéis percorrem catorze estações com Cristo triunfante desde a Ressurreição até Pentecostes. Também foram realizados momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento e a Celebração Eucarística com uma bênção especial para as famílias.

No domingo, as famílias reuniram-se em uma grande celebração na cidade de Romaria. De acordo com o Arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, “a Igreja tem uma preocupação muito grande com as famílias. A semana da família em nossa Arquidiocese é um momento de reencontro com Deus e de acolhimento. Esta é a segunda vez que realizamos este evento que a cada ano tem crescido em nossa Diocese. Portanto, esses encontros são para resgatarmos os valores familiares e a fé cristã das famílias dentro da Igreja” destacou o Arcebispo.

Pascom Região Central


Jordana Moreira Assessoria de Imprensa e Comunicação

1 visualização
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba
  • Spotify ícone social