O Santuário Basílica de Nossa Senhora D’Abadia se prepara para a celebração da Ascensão do Senhor



A Ascensão do Senhor é uma celebração litúrgica que acontece 40 dias após a Páscoa da Ressurreição. Comemorada sempre em uma quinta-feira, a data representa a subida de Jesus ao céu, após os dias em que, após a Ressurreição, permaneceu na Terra entre os discípulos. No Brasil, a celebração é transferida para o domingo, sendo este ano no dia 16 de maio. No Santuário Basílica de Nossa Senhora D’Abadia, as missas acontecerão com a presença limitada de fiéis, nos seguintes horários: 7h, 9h30, 17h e 18h30. A celebração das 9h30 será transmitida via Facebook e YouTube do Santuário.


O último momento de Jesus na vida humana termina com a subida aos céus, conforme a própria passagem na oração do Credo: “Subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai”. “A separação de Jesus dos apóstolos é aparente, pois ele continua na Igreja. Então, esta celebração representa a conclusão de um ciclo de Jesus. Ele passou pela existência humana para retornar aos céus, à direita do Pai, um lugar de honra. No entanto, devemos sempre entender que ele permanece vivo e presente por meio da Igreja”, explica o pároco do Santuário Basílica, Padre Alexsandro Ribeiro Nunes.

A Ascensão de Jesus está descrita na passagem bíblica dos Atos dos Apóstolos, pelo trecho: “[...] Jesus foi elevado, à vista deles, e uma nuvem o retirou a seus olhos. Continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apresentaram-se a eles então dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: ‘Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que, do meio de vós, foi elevado ao céu, virá assim, do mesmo modo como o vistes partir para o céu’” (At 1, 9-11).


“É tempo de alegria para nós, cristãos. É tempo de libertação da morte e do pecado, graças à Ressurreição. No céu, Cristo exerce o caráter permanente de sacerdócio, para enviar o Espírito Santo sobre a Igreja e difundir a missão de resgatar os filhos de Deus”, pontua o pároco.

Devido à pandemia da Covid-19, a presença de fiéis no Santuário foi limitada. Aqueles que quiserem participar da celebração eucarística da Ascensão de Jesus em um dos horários informados, devem procurar a Secretaria Paroquial para a retirada do tíquete de entrada.


Larissa Rodrigues

Jornalista - Membro da Pascom do Santuário Basílica de Nossa Senha D’Abadia

14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo