Orientações da Arquidiocese de Uberaba para o Covid-19

Atualizado: 4 de Abr de 2020

Nesta sexta-feira (13/03), o Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto emite um novo comunicado com orientações da Arquidiocese de Uberaba para evitar a disseminação do Coronavírus, o Covid-19. Além das orientações dadas anteriormente, para evitar o contato próximo durante as celebrações das missas, sem apertos de mão e comunhão na boca, Dom Paulo pede encarecidamente que os mutirões de confissões sejam feitos de forma comunitária, com a reconciliação de vários penitentes com confissão e absolvição gerais.


As datas e horários de confissões continuarão os mesmos para cada região da Arquidiocese.


Leia o comunicado na íntegra:


"Estamos num momento de alerta em relação à disseminação do Coronavírus (vírus Covid 19), que exige de nós prudência, cuidado e espírito de cooperação mútua. A epidemia no Brasil é dinâmica e exige medidas preventivas para reduzir o contágio, tais como aquelas que já foram orientadas pela Arquidiocese, como omitir o abraço da paz, não dar as mãos na hora do Pai Nosso e evitar comungar na boca.


Outros cuidados são necessários: recomendamos que, ao invés do Mutirão das Confissões, seja realizado o Rito para a reconciliação de vários penitentes com confissão e absolvição gerais, que é realizado só em situações especiais (cân. 961). Durante a Celebração haja a exortação a cada fiel para o arrependimento dos pecados, o propósito de evitá-los no futuro, e a reparação dos danos escândalos causados por eles. Quem se sentir na necessidade de confissão individual, as paróquias orientem horários para o atendimento, com a devida cautela.

As Missas nas igrejas matrizes e nas capelas de nossa Arquidiocese, continuam acontecendo nos horários normais, seguindo o que já foi orientado acima.


Pedimos orações para que o Sagrado Coração de Jesus, Padroeiro da Arquidiocese, guarde todos os seus filhos e filhas neste momento difícil, principalmente aos enfermos e àqueles com a tarefa de cuidar dos doentes.


Uberaba, 13 de março de 2020.


Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba"



491 visualizações