Padre Manoel Messias fala das vocações

Com imensa alegria, eu, Padre Manoel Messias, Reitor do Santuário da Medalha Milagrosa de Uberaba, tenho o prazer de refletir sobre o mês vocacional. O mês de agosto é dedicado com intensa oração e celebrações litúrgicas para o bem da Igreja, falando sobre vocação. Vocação vem do verbo vocare e significa chamado. Refletimos nas quatro semanas, aos domingos, sobre os diversos tipos de vocações e ministérios.

No primeiro domingo, foi sobre a vocação sacerdotal, a vida consagrada. Jesus chama os apóstolos para darem continuidade à missão. A vocação sacerdotal é colocada em três graus da Ordem. O primeiro sacramento da Ordem é o Diaconato. A diaconia foi criada para o serviço, dedicação aos pobres e pregação do Evangelho. Temos o Diácono permanente e o Diácono transitório, que será padre. O segundo grau da Ordem é o Presbiterato, são os sacerdotes ou presbíteros. Alguns são convocados pela Igreja para o terceiro grau da Ordem, que é o Episcopado, são os bispos. O bispo é de confiança do Papa para governar uma diocese, uma área bem maior e mais ampla. Os bispos são os colaboradores do Papa.


No domingo da segunda semana, aproveitando o Dia dos Pais, a reflexão é sobre a vocação da família. O matrimônio abençoado por Deus é o sétimo sacramento, quando ambos, o homem e a mulher, se unem com a missão de formar a família e educar os filhos; formam a Igreja Doméstica.

No terceiro domingo, refletimos sobre a vocação das religiosas e religiosos dos diversos carismas, de acordo com cada Congregação, muitos espelhados em Maria, Nossa Senhora, como modelo da vida consagrada.

No quarto domingo, refletimos sobre a vocação leiga e o catequista. Na Igreja ministerial, os leigos têm papel importante e fundamental na evangelização desde o Concilio Vaticano II. Assim, aproveitamos bem o mês de agosto para refletir sobre as vocações que são de suma importância mediante o testemunho e a oração, sendo um chamado de Deus.


Sinto-me muito feliz como Reitor do Santuário da Medalha Milagrosa em Uberaba. Aqui, rezamos em todas as celebrações a oração pelas vocações. Nosso apoio e nosso carinho aos seminaristas da Pastoral das Vocações e Ministérios - PVM da Arquidiocese de Uberaba. Trabalhei mais de 15 anos na Coordenação. Atualmente, Padre Rogério Consentino de Aguiar tem feito um trabalho bonito junto à equipe e vários encontros de discernimento e acompanhamento para que os jovens possam fazer suas escolhas para o seminário e ser futuros padres. As moças, por sua vez, podem ser religiosas ou ter outro tipo de vocação. Às vezes, até na profissão podem fazer outras escolhas. Por isso, é importante que nós, como cristãos da Arquidiocese, apoiemos o trabalho vocacional desenvolvido, que tem total apoio do arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto.

Como Reitor deste Santuário, sinto prazer e alegria neste trabalho de que gosto muito, que é a Pastoral Vocacional. Peço a todos para rezar. Afinal, a messe é grande e os trabalhadores são poucos. Vamos pedir ao Senhor da Messe que envie operários. Assim, temos a certeza de que Deus suscitará muitas e santas vocações para a Igreja na missão, no trabalho da Arquidiocese de Uberaba. Que a bênção de Deus desça sobre aqueles que rezam e trabalham na Pastoral Vocacional e em outros ministérios de nossa Arquidiocese. Que Nossa Senhora da Medalha Milagrosa cubra a todos com seu manto protetor neste mês vocacional.

Padre Manoel Messias

Reitor do Santuário da Medalha Milagrosa

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba