Pandemia e desafios litúrgicos


Toda a sociedade ficou fortemente afetada com o surto inesperado do coronavírus. Tivemos que jogar para o ar todos os esquemas e planejamentos agendados. Isso significa que nossas agendas ficaram e ficarão ainda esquecidas durante todo o período de pandemia. Passado esse tempo, teremos que reinventar e construir novas formas de programação para nossas atividades.

O que está acontecendo na Arquidiocese de Uberaba não é diferente em todas as Igrejas particulares de nosso país. Por mais de três meses, estamos sem missas com a presença física dos fiéis, contribuindo com as exigências do isolamento social. O caminho utilizado por quase todas as paróquias está sendo a transmissão de atos litúrgicos pelas redes sociais, chegando às casas dos fiéis.


A insegurança diante da crescente contaminação e mortes causadas pelo COVID-19 em nossas regiões fez com que fossem suspensas as principais festas tradicionais do povo. Certamente, essa realidade vai continuar até o final do ano. Em agosto, não teremos as concorridas celebrações do Jubileu de Nossa Senhora da Abadia, contrariando o desejo de tantos romeiros em suas peregrinações.

Ouvimos com frequência o chavão: “fique em casa”. Para os cristãos, ficar em casa significa celebrar a bonita realidade da Igreja, que se faz presente na vida familiar, a proclamada “Igreja doméstica”. As famílias cristãs não podem perder essa oportunidade, esse espaço de convivência e de fortalecimento dos laços de unidade, na consciência de que Deus está ali presente e abençoa a todos.


As festas religiosas presenciais durante todo este ano de 2020 estão suspensas, mas podem ser celebradas com criatividade. Mesmo em meio a tantas fake news, agora estamos vendo a importância dos meios de comunicação, com destaque para as redes sociais na transmissão de variados eventos. É como reinventar uma modalidade de ação para incentivar a vivência da fé.

A pandemia trouxe perdas, mas dela podemos também tirar conclusões positivas. Houve maior valorização da Pastoral da Comunicação (PASCOM) e a descoberta do bem que ela pode fazer na comunicação da Palavra de Deus. A internet está favorecendo os encontros pelas videoconferências e a formação de opinião através das lives e aulas à distância. Os desafios vão sendo superados.


Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba