Papa Francisco abre a Porta Santa na Catedral de Bangui

O Papa Francisco abriu a Porta Santa da Catedral de Bangui, antes do início oficial do Ano Jubilar da Misericórdia, que começa no dia 8 de dezembro.

Na tarde deste domingo (29), o Santo Padre foi até a Catedral de Bangui para presidir a Celebração Eucarística, onde centenas de pessoas entre sacerdotes, religiosos e catequistas esperavam por ele. Fora da catedral, milhares de jovens acompanharam a celebração que foi transmitida por telões.

A Santa Missa neste primeiro domingo do Advento começou com o rito de abertura da Porta Santa da Misericórdia. Depois de pronunciar a fórmula, o Papa rezou silenciosamente e entrou antes de todos na catedral.

Antes de abrir a Porta, Francisco, improvisadamente, pronunciou as seguintes palavras:

Hoje, Bangui torna-se a capital espiritual do mundo. O Ano Santo da Misericórdia chega adiantado a esta terra; uma terra que sofre, há diversos anos, a guerra e o ódio, a incompreensão, a falta de paz. Mas, simbolizados nesta terra sofredora, estão também todos os países que estão passando através da cruz da guerra. Bangui torna-se a capital espiritual da súplica pela misericórdia do Pai. Todos nós pedimos paz, misericórdia, reconciliação, perdão, amor… para Bangui, para toda a República Centro-Africana, para o mundo inteiro. Para os países que sofrem a guerra, peçamos a paz; todos juntos, peçamos amor e paz. Todos juntos (em língua sango): «Doyé Siriri!» [todos repetem: «Doyé Siriri!»]

E, com esta oração, começamos o Ano Santo, hoje, aqui nesta capital espiritual do mundo!

Fonte: zenit.org.

0 visualização