Papa Francisco nomeia Júlio César Gomes como bispo auxiliar para a Arquidiocese de BH

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 23 de dezembro, o padre Júlio César Gomes Moreira como bispo titular de Tisiduo e auxiliar na arquidiocese de Belo Horizonte (MG). Até então o padre atuava como presbítero na paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Sobradinho (DF). Também exercia a função de coordenador da Comissão do Clero e membro do Colégio dos Consultores da arquidiocese de Brasília (DF).



Biografia e trajetória religiosa

Filho de Luís Gonzaga Moreira e Maria Janete Gomes Moreira, padre Júlio nasceu em Fortaleza (CE), em 18 de março de 1972. Bacharelou-se em Psicologia pela Universidade de Brasília em 1997 e em Filosofia e Teologia no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília Nossa Senhora de Fátima, em 2003. Especializou-se em Análise Existencial e Logoterapia de Viktor Frankl (2011-2012).


Foi ordenado padre da arquidiocese de Brasília em 6 de dezembro de 2003. Atuou como pároco da paróquia São José, em Brazlândia (DF) de 2004 a 2005. Também foi formador no seminário maior Nossa Senhora de Fátima da arquidiocese de Brasília de 2006 a 2007 e no seminário propedêutico São José, de Brasília, de 2008 a 2010. De 2011 a 2015, foi reitor do seminário maior Interdiocesano São João Maria Vianney e do Seminário Propedêutico Santa Cruz, em Goiânia.


Também colaborou no Santuário do Santíssimo Sacramento, em Brasília, em 2016, e foi vigário episcopal do vicariato Centro de Brasília, no mesmo ano. Até então, vem exercendo as funções de coordenador da Comissão do Clero de Brasília (2019-2020), membro do Colégio dos Consultores e pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Sobradinho-DF (2017-2020).


Saudação a Dom Júlio César Gomes Moreira


Brasília-DF, 23 de dezembro de 2020


Estimado Monsenhor Júlio César Gomes Moreira,


A Conferência Nacional dos Bispos Brasil (CNBB) recebe com alegria a sua nomeação como novo bispo titular de Tisiduo e auxiliar na arquidiocese de Belo Horizonte (MG). Agradecemos ao Papa Francisco por mais esta nomeação que fortalecerá a presença da Igreja no regional Leste 2 da CNBB.


Transmitimos nossos votos de boas-vindas ao episcopado recordando trechos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023) sobre a realidade do “mundo urbano atual, cuja mentalidade está presente no campo e na cidade” (Cfr. n. 10).


A realidade urbana, fragmentada, carregada de luz e de sombras, mas também cheia de potencialidades, é muito mais do que um lugar social geográfico. Trata-se de uma mentalidade e cultura. Nesta realidade, seu ministério como membro do episcopado, é chamado a ser presença e a buscar uma Igreja como casa e comunidade eclesial missionária sempre em saída.


Desejamos que como bispo auxiliar possa contribuir, assim como vem contribuindo na Igreja em Brasília e no regional Centro-Oeste da CNBB, com o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo no governo pastoral da arquidiocese de Belo Horizonte.


Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo Arcebispo de Belo Horizonte (MG) Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler Arcebispo de Porto Alegre (RS) Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva Bispo de Roraima (RR) Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ) Secretário-geral da CNBB


Fonte: CNBB

5 visualizações
Contato Cúria
Metropolitana

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES CÚRIA

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria: Ramal 1

  • Financeiro: Ramal 2

  • Patrimônio: Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico: Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral: Ramal 5

  • Contábil: Ramal 7

       curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

COMISSÃO ARQUIDIOCESANA PARA A PROTEÇÃO DE MENORES E DE PESSOAS VULNERÁVEIS - CAPMPV

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba
  • Spotify ícone social