Paróquia de Santa Teresinha, em Uberaba, completa 70 anos

Paróquia de Santa Teresinha, em Uberaba, completa 70 anos

Nesta terça feira (20), a matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, em Uberaba, comemora 70 anos de história. No último domingo (18), centenas de fiéis participaram da missa alusiva a data. Na oportunidade, a paróquia recebeu da Câmara Municipal de Uberaba, certificado de reconhecimento pelo jubileu.


Na oportunidade, o vereador recebeu do escritor Carlos Pedroso um pequeno livro que conta a história da paróquia em Uberaba. Para o Monsenhor Célio Pereira Lima, pároco da matriz de Santa Teresinha, a paróquia vive um momento jubilar. O pároco agradeceu primeiramente a Deus por poder vivenciar esta data histórica, depois a homenagem feita pela Câmara Municipal, através do vereador Rubério Santos, e a todos aqueles que de alguma forma edificaram o templo religioso.


Após a cerimônia religiosa e solenidade festiva, foi servido um bolo em comemoração à data no salão de festa da paróquia.


Histórico da Paróquia de Santa Teresinha – 70 anos

Em 1925 o Papa Pio XI canonizou Teresa de Lisieux, a jovem carmelita que havia morrido aos vinte e quatro anos em 1897, e deixado uma marca indelével na espiritualidade dos católicos por meio de seu testemunho amplo, principalmente através da popularidade atingida por seu livro – A História de uma Alma. Diante desta magnitude, o Papa Pio XI, considerou a canonização da jovem como “a estrela de seu pontificado”.


O pedido para a construção de uma capela no local partiu dos moradores da região, que já se reuniam para rezar em um cruzeiro colocado na praça – local do extinto Chafariz. A inauguração oficial da capela é datada de 31 de março de 1929, denotando a relativa rapidez com que foi construída, considerando também suas modestas proporções e precariedades da época.

Nos dezessete anos seguintes a esta inauguração, a Capela de Santa Teresinha esteve vinculada ao Curato da Sé (atual Catedral Metropolitana), até que em 1946 o bispo Dom Alexandre do Amaral – cujo episcopado foi marcado pelo incentivo à vinda de ordens e congregações religiosas no território diocesano – confiou a capela aos Padres Capuchinhos, e em 20 de agosto de 1949 decretou a criação da Paróquia de Santa Teresinha. O primeiro pároco foi Frei Davi de Bronte, um jovem sacerdote de trinta e um anos, nascido na Itália e vindo de Belo Horizonte.


Muitos nomes de destaque da sociedade uberabense tomaram parte na construção da igreja, demonstrando a ação da providência divina em todos os períodos da história por meio da caridade e benevolência dos cristãos. O engenheiro João Laterza, supervisionou a construção, a planta foi desenhada por Nicolau Baldassare, a aprovação técnica foi dada pelo engenheiro Tomás Bawden, e os trabalhos de decoração e pintura foram realizados pelos artistas espanhóis Carlos Sanchez e Antônio Dias. Os vitrais foram encomendados à Casa de Vitrais Conrado Sorgenicht S.A. de São Paulo, e os bancos feitos de imbuia foram trazidos de Castro (Paraná), tendo sidos patrocinados por famílias paroquianas.


Os Padres Capuchinhos estiveram à frente da comunidade paroquial de Santa Teresinha por quatro décadas, com dezesseis párocos dessa ordem religiosa e dezenas de freis e noviços que deixaram seu testemunho na vida dos uberabenses, e levaram certamente consigo a devoção à Santa Teresinha. Em 1987 retiraram-se da Paróquia durante o episcopado de Dom Benedito de Ulhoa Vieira, que designou o Cônego Henrique Fleury Curado para cuidar daquela comunidade. Desde então encontra-se sob os cuidados do clero arquidiocesano e atualmente tem como pároco o Reverendíssimo Monsenhor Célio Pereira Lima.

Com informações da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Santa Teresinha

Confira a palavra do pároco, monsenhor Célio:


PASCOM Paróquia Santa Teresinha

0 visualização
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

  • YouTube ícone social