Paróquia de Santo Antônio (Planura) realiza ciclo de debates com candidatos à Prefeitura


Em 30 de agosto de 1950, às vésperas de um processo eleitoral, o então arcebispo de Uberaba, Dom Alexandre Gonçalves do Amaral, assim se manifestava no principal meio de comunicação da Igreja de Uberaba, o Correio Católico: “Voto não é moeda, com que se retribuem favores ou se pagam benefícios. Se alguém é meu amigo, merece minha amizade; se me faz favor, merece minha gratidão. No entanto, meu voto somente deverei dá-lo a quem o merece por outro título: a quem me oferece garantia de que vai governar ou legislar bem e de maneira cristã”.

Ainda inspirados por este mesmo pensamento e enriquecidos que somos pela Doutrina Social da Igreja e pelo magistério cuidadoso do Papa Francisco nas questões sociais e políticas, a Igreja coloca-se em espírito de cidadania na construção de uma sociedade democrática onde, de fato, “paz e justiça se abraçarão” (Sl 85).


De modo exemplar, a Paróquia de Santo Antônio, na cidade de Planura, na reverendíssima pessoa de seu pároco, Padre Douglas Araújo, realizou nos dias 21 e 22 de outubro um ciclo de lives com os candidatos a prefeito daquela cidade a fim de esclarecer os paroquianos e eleitores e qualificar o processo eleitoral. As lives contaram com a apresentação dos candidatos a prefeito e vice-prefeito e com perguntas selecionadas.

Em 1891, quando a Igreja pela primeira vez se manifestou sobre questões sociais e políticas, por meio da encíclica Rerum Novarum do Papa Leão XIII, este justificou a legitimidade da Igreja em fazê-lo a partir de dois argumentos: 1º – a convicção de que “a Igreja haure no Evangelho” (RN 8) ensinamentos e fundamentos válidos para a questão social e política e, por isso, pode contribuir; 2º – o hercúleo esforço da Igreja em defesa dos mais pobres por meio da animação política e da ação caritativa.

Sem. Vitor Lacerda

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba
  • Spotify ícone social