Paróquia São Galvão nos seus 10 anos de caminhada

Paróquia São Galvão nos seus 10 anos de caminhada

“Eu era estrangeiro/peregrino e me acolhestes em casa” Mt 25, 35. A palavra PARÓQUIA tem seu significado e seu mistério dado por Deus. A imagem de itinerância é a da PAROIKIA, palavra grega que significa residência em terra estrangeira, algo parecido com “casa ao lado”, “morar próximo” ou “morar perto”. Quando uma pessoa, uma família, uma tribo ou nação se encontra fora de sua pátria e via-se obrigada a montar sua tenda em terra estrangeria, dizia-se que este era PARAOIKÓS.


A paróquia tem a sua dimensão territorial dentro de uma Diocese que é a soma de diversas paróquias. Cada paróquia pertencente à Diocese onde todos os Católicos estão em comunhão ao Arce(bispo), os padres, diáconos e os leigos, o povo de Deus. Cada território paroquial tem a sua divisa geográfica, e cada paróquia tem a sua identidade com o nome de um(a) santo(a) e cada paróquia tem um padre responsável, seja o Pároco ou o Administrador Paroquial e auxiliares se houver, para acompanhar a caminhada do povo de Deus, tendo um documento chamado PROVISÃO.


PARÓQUIA SÃO GALVÃO é um território geográfico assim temos com divisa o início pelo viaduto BR 050 começando pelo Beija flor e Morada du PARK , divisa com paróquia São Geraldo Magela, no Alfredo Freire, divisa com Veríssimo pela ponte Rio Uberaba, voltando pela br 262 sentido Uberaba, até chegar no Jockey Park.


A sementinha da PALAVRA DE DEUS foi lançada primeiramente nos bairros MORUMBI 1 e BEIJA FLOR 1 pelo padre Fontes, Paróquia de Santa Maria, surgindo a necessidade da criação da Paróquia do Cristo Bom Pastor, com o impulso do Padre Alvimar e tantos padres amigos e seminaristas que deram suas contribuições. Dom Roque viu por bem que acontecesse um desmembramento com a Paróquia Cristo Bom Pastor para se tornar uma área Pastoral e que depois de alguns anos tornou-se a PARÓQUIA DE SANTO ANTÔNIO SANTANA GALVÃO em 19 de abril de 2010.


Atualmente ela abrange os bairros PORTAL BEIJA FLOR, MORADA DO PARK, MORUMBI 1 e 2, PACAEMBU 1, BEIJA FLOR 1 e 2, AYAT, NOVA ERA , ILHA BELLA, ILHA DE MARAJÓ 1 e 2, BEIJA FLOR 3, FRANCISCO ANGOSTTI, JARDIM ESPANHA 1 e 2, JARDIM MARAJÓ 1, 2 e 3, COPACABANA 1 e 2, GIRASSÓIS 1 e 2. Contado com as comunidades rurais indo pela BR 262 SÃO JORGE, CAPELINHA DO BARREIRO e COMUNIDADE JUSTINO BAIANO divisa com VERÍSSIMO-M.G.


O padre que até então nos auxilia com muita dedicação nos bairros Jardim Marajó, Copacabana, Girassóis, C. São Jorge e Capelinha do Barreiro é o nosso venerável MONS. GERALDO MAGELA.


Na Paróquia existem também 04 (quatro) Capelas Urbanas construídas a saber a: IGREJA DE SÃO GALVÃO situada no bairro Morumbi, a IGREJA DE SANTA EFIGÊNIA no Beija Flor 2 , Futura Igreja a ser construída na Ilha de Marajó à Comunidade da DIVINA MISERICÓRDIA, no Copacabana a IGREJA MÃE RAINHA e no bairro Jardim Marajó a IGREJA DO PADRE EUSTÁQUIO.


Nas suas diversas Comunidades e com suas diferentes realidades, as pastorais e movimentos existentes e outras que irão surgir, conforme a realidade necessitar, a Paróquia tem a colaboração de vários leigos empenhados na construção do Reino de Deus.

Conforme a autoria do livro Escatologia, a Paróquia, no sentido teológico-bíblico, tem a sua caminhada escatológica, que equivale a um espaço em que as pessoas que caminham para sua pátria (a pátria celeste) tem sua tenda, seu abrigo. É o lugar onde os que são estrangeiros/peregrinos encontram descanso, onde podem partilhar suas experiências com outras pessoas que, assim como elas, estão marchando de volta para a casa do Pai, onde será a PARÓQUIA definitiva, no céu.


Parabéns PARÓQUIA SÃO GALVÃO pelos seus 10 anos de existência!


Pe. José Alves Caetano

Administrador Paroquial

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede