PASCOM anuncia ações para 2018

PASCOM anuncia ações para 2018

A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Uberaba (PASCOM) inicia 2018 com muitos projetos e desafios a serem implementados. Já neste mês de fevereiro, será feito o lançamento em Uberaba da Campanha da Fraternidade da CNBB, que tem como tema central a Superação da Violência. Durante o decorrer do ano, estão programadas diversas atividades junto ao clero, movimentos pastorais, veículos de comunicação e à sociedade, em geral, com o objetivo de formar e capacitar novos agentes de pastorais, além de levar uma linguagem direta, evangelizadora e participativa para uma Igreja verdadeiramente em saída.

Nos últimos meses, o setor de articulação da PASCOM tem evidenciado junto à Diocese ações que visam alavancar esta pastoral, e as repostas aos constantes apelos feitos têm sido positivas. Apesar deste esforço, muitas paróquias não conseguiram criar sua PASCOM ou mesmo indicar seu agente de  comunicação, mas abriu-se um precedente para reconhecer a necessidade desse mecanismo de formação, que  tem  o  propósito  de evidenciar o  trabalho  da  igreja em  suas   comunidades,  afim de  que  possamos  levar  o  anuncio  da grande  noticia,  que é  Jesus   Cristo  no meio  de nós.

‘’A Pastoral da Comunicação, como toda Pastoral “Nova”, enfrenta dificuldades de convencimento quanto a sua necessidade no processo pastoral da Igreja. Todos nós falamos que a Comunicação é inerente ao ser da Igreja, mas existem incompreensões quanto às possibilidades da Pastoral da Comunicação de fato ajudar a Igreja no anúncio daquilo que lhe é fundamental, que é Jesus Cristo, caminho, verdade e vida, e seu Evangelho, que traz a proposta do Reino de Deus, marcado pelos valores da justiça e da paz, tendo como grande pano de fundo a Fé, a Esperança e a Caridade. Muitas paróquias, com seus párocos e conselhos, já deram início à criação da Pastoral da Comunicação, entendendo sua necessidade e valor. Temos profunda esperança de que, por fim, em toda a Arquidiocese a Pastoral da Comunicação seja uma realidade’’, ressalta Mons. Valmir A. Ribeiro, assessor da PASCOM.

A atual realidade aponta que as paróquias acreditam que é preciso melhorar a comunicação. Torná-la cada vez mais clara e objetiva, sem, no entanto, perder sua essência. Para isso, é preciso utilizar-se de suas mais distintas ferramentas e meios disponíveis hoje a nosso alcance, cada uma com sua linguagem específica.

A verdade libertadora, presente no Evangelho de Jo 8, 32, deve ser conhecida e anunciada com o objetivo de unir os povos e dar a todos o entendimento da mensagem evangelizadora de Jesus Cristo. A verdade iluminada pelo amor faz o caminho ser mais seguro. “Precisamos recuperar a mística da fraternidade de estarmos juntos e quebrar o individualismo dessa cultura atual”, reforça Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo metropolitano de Uberaba.

A PASCOM foi estruturada a partir dos documentos da Igreja, dos estudos e pesquisas na área de Comunicação. Busca aliar a comunicação e a ação pastoral em todas as dimensões da realidade humana e socioeclesial em sua missão profética.

Conforme o diretório de Comunicação da Igreja do Brasil, os quatro eixos (formação, articulação, produção e espiritualidade) conduzirão todos à ação evangelizadora de 2018, tanto em nível arquidiocesano quanto paroquial.

Conforme a proposta da PASCOM que está consignada no 13º PAPIU, neste ano de 2018, buscaremos, em nível arquidiocesano:

  1. Promover a formação técnica dos agentes da PASCOM através de assessorias e ou parcerias com profissionais da área;

  2. Divulgar e celebrar o Dia Mundial das Comunicações nas celebrações litúrgicas e envolver profissionais da Comunicação em um encontro para discutir o tema promulgado pelo Papa na celebração desse dia;

  3. Comunicar e divulgar nos Meios de Comunicação tudo o que está sendo realizado sobre o Plano de Pastoral Arquidiocesano, com referência ao itinerário Catecumenal, dimensão missionária e ação social;

  4. Organizar encontros, seminários e oficinas de Comunicação para que os leigos atuem de forma eficiente e eficaz na Comunicação;

  5. Promover um encontro ou retiro de espiritualidade na ótica da Comunicação, para os agentes da PASCOM e profissionais da comunicação no Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Sua participação nesse processo da “Igreja em saída” é muito importante. Em cada grupo, movimento, pastoral ou paróquia deve haver um agente capaz de traduzir a expressão de sua equipe, de seu povo, transformá-la em notícia e anunciar aos outros as maravilhas que Deus tem feito. Cada um em sua própria linguagem, consciente de sua realidade.  Não há exigência de formação ou prática; é caminhando juntos que chegamos cada dia mais longe.

Venha somar! Esperamos por você!

PASCOM Arquidiocesana

0 visualização
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede