Pascom Brasil divulga 10 passos para cuidar dos idosos

Com 29,6 milhões de pessoas acima dos 60 anos de idade, de acordo com o levantamento de 2016, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o Brasil tem a quinta maior população de idoso do mundo, num universo total de 210,1 milhões de brasileiros.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas com doenças crônicas, asmáticos, com doenças do coração, fumantes e idosos compõem o chamado grupo de risco, o que significa que é o grupo mais vulnerável quanto à proteção de sua imunidade ao coronavírus.


Atenta ao alerta da OMS, a Pastoral da Pessoa Idosa enviou, dia 23 de março, carta assinada pela coordenadora nacional, irmã Maria Lúcia Rodrigues, e pelo bispo referencial, dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba (PR), aos coordenadores regionais, estaduais, diocesanos, paroquiais e líderes da Pastoral. A orientação dada pela Pastoral da Pessoa Idosa foi a de interromper, durante a pandemia, as visitas às pessoas idosas e famílias. A Pastoral conta com uma rede de 25 mil líderes e presta atendimento à 170 mil idosos no Brasil.


Outra recomendação da Pastoral foi a de adiar o que estava programado em relação às capacitações, oficinas e assembleias e retomar mais tarde quanto tudo se normalizar. “A orientação é todos permanecerem em casa, especialmente os líderes cuja maioria também é de pessoas idosas”, segundo a irmã Maria Lúcia Rodrigues.


Neste tempo, a Pastoral da Pessoa Idosa está mobilizando seus líderes em torno da campanha: ‘Ligue para uma pessoa Idosa hoje”, cujo objetivo é não deixar que os idosos se sintam sós em seu confinamento e também como forma de ajudá-los a não se sentirem abandonados à própria sorte.


Quem também elencou uma série de recomendações e cuidados com os idosos, como grupo de risco, foi o bispo referencial da Pastoral da Saúde, dom Roberto Francisco Ferrería Paz, bispo de Campos (RJ). Dom Ferrería chama a atenção que há muitas formas de matar os idosos. Duas delas são o confinamento e dizer que eles não contam mais para o futuro, que não precisamos mais deles. “Uma árvore que perde suas raízes fica seca e não cresce”, disse.












Fonte: Pascom Brasil

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba