Pastoral da Saúde do Regional Leste 2 promove formação para agentes na Diocese de Ituiutaba

A Pastoral da Saúde do Regional Leste 2 realizou no dia 22 de abril formação para 55 membros da Pastoral da Saúde em Ituiutaba, e no dia 29 do mesmo mês, formação em Iturama, com a presença de 25 membros. A iniciativa faz parte do planejamento de trabalho do Regional Leste 2, da CNBB, para a Província Uberaba. Segundo Jurandir Ferreira, coordenador da Pastoral da Saúde do Regional Leste 2, da CNBB, a divisão foi feita pensando em melhor atender os agentes, devido à dimensão territorial da Diocese de Ituiutaba.

O coordenador descreveu como foi a formação dos novos agentes da Pastoral da Saúde da Diocese de Ituiutaba. Acompanhe:

“Após contatos com o Coordenador da Pastoral da Saúde da Diocese de Ituiutaba foi programado para o dia 20 de fevereiro uma participação dos coordenadores e agentes da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Uberaba na Reunião dos Presbíteros, onde faríamos uma rápida apresentação para que eles recebessem informações sobre a importância de se ter a Pastoral da Saúde implantada e funcionando em suas Paróquias.

A receptividade de Dom Frei Irineu, bispo da Diocese de Ituiutaba, e dos presbíteros foram tal que já saímos da reunião com duas formações planejadas: para os dias 22 e 29 de abril de 2018, em Ituiutaba e Iturama, respectivamente, devido à dimensão geográfica da Diocese.

No dia 20 de fevereiro fizemos contato com o Presidente e Vice-Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ituiutaba para conhecer a composição do Conselho e verificar a possibilidade da Diocese também estar no rol de Entidades que indicam Conselheiros e conselheiras para sua composição, pois entendemos ser de suma importância os cristãos/cristãs católicos/católicas estarem atuando nas atividades de Controle Social.

Para nossa surpresa, existe a possibilidade e o cargo das “Entidades Religiosas” no Conselho, pois está vago. A Diocese já elaborou ofício solicitando a referida vaga e está aguardando posicionamento do Plenário do Conselho para indicar seu/sua representante.


Formação em Ituiutaba


No dia 22 de abril de 2018, realizamos a formação em Ituiutaba com a presença de 55 membros de Pastoral da Saúde. No dia 29, em Iturama, com a presença de 25 membros. No total houve a participação de aproximadamente 70% das Paróquias da Diocese.


Formação em Iturama


Para Dom Frei Irineu, em seu pronunciamento de abertura em Iturama, a Pastoral da Saúde é de fundamental importância para que possamos cumprir o que nos pede o Papa Francisco: uma Igreja em Saída. O Discípulo de Jesus Cristo percebe que a urgência da missão supõe desinstalar-se e ir ao encontro do outro (Doc. 100 CNBB – Comunidade de Comunidades: Uma nova Paróquia).

O bispo da Diocese de Ituiutaba leu uma mensagem que circula nas Redes Sociais em que comprova que a Igreja Católica é a maior Instituição de Caridade do mundo e como a caridade Católica mudou o mundo. O que vai ao encontro das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (Doc. 102 da CNBB).

Destaco que nas duas formações a atenção e o interesse dos participantes foram enormes, principalmente nos objetivos da Pastoral, nas Dimensões de Atuação e na nossa responsabilidade em atuação nos Conselhos de Direitos, cumprindo o papel de cristãos/cristãs batizados/batizadas no Controle Social das Políticas Públicas.

Nas duas formações realizadas tivemos a presença de representantes dos Gestores Municipais do SUS para demonstrarem como estão realizando os Serviços de Saúde, o acesso a eles pelos usuários do SUS e a relação com os Conselhos de Saúde.

Foram enfatizados também o momento ímpar que estamos vivendo no decorrer deste ano: O Ano do Laicato (Doc. 105 CNBB), a Campanha da Fraternidade e as Eleições. Não podemos deixar de nos comprometer com estes importantes espaços de manifestação Cristã e de Cidadania, porque a ‘mudança do mundo começa em nós’.

É impressionante como os Gestores Municipais estão equivocados quanto à forma de gestão dos Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Tanto em Ituiutaba quanto em Iturama encontramos fortes indícios de desrespeito aos Princípios e Diretrizes do SUS, terceirizando os serviços sem que sejam de forma complementar, o que não é permitido pela Constituição Brasileira. Estamos em contato permanente com os Conselheiros de Saúde e Poder Legislativo desses municípios, para orientá-los sobre os procedimentos que devem ser impetrados para evitar que continuem contribuindo para o desmonte do SUS via Organizações Sociais na Gestão dos Serviços Públicos de Saúde, ao qual defendemos em todos os níveis, quer sejam Municipais, Estaduais e Nacionais, que os Serviços de Saúde tenham 100% de sua gestão pública, podendo o setor privado prestar serviços de forma complementar (art. 199 §1º CF), nunca gerindo nossos bens.

Dom Frei Irineu no final manifestou: ‘O Papa está nos implorando, o povo está sangrando, mas ainda há quem não entendeu…’.

Agradeço ao coordenador da Pastoral da Diocese de Ituiutaba, nosso irmão de luta, Sr. Sílvio Vilela, e todos os membros da Pastoral Diocesana; Padre Aché, Vigário Geral; Padre Flávio, Assessor Espiritual da Pastoral; Padre Uilian, Pároco da Paróquia Santa Rosa de Lima em Iturama. Agradeço o apoio incondicional, inclusive presencial, em Iturama de Dom Frei Irineu e todos que contribuíram para que estas ações fossem implementadas. Sem eles é sabido que não seria possível obter o sucesso que tivemos. Deus lhes pague!

Que São Camilo de Lellis, Padroeiro dos Enfermos, dos profissionais da Saúde  e dos Hospitais, nos proteja e nos dê forças suficientes para cumprir nossa Missão de ‘Priorizar a Vida e Testemunhar o Evangelho no Mundo da Saúde –  sendo Sal da Terra e Luz do Mundo’ (Mt. 5, 13-14).”

Jurandir Ferreira

Coordenador da Pastoral da Saúde – Regional Leste 2 CNBB

0 visualização
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba