Pastoral do Batismo Arquidiocesana promove Encontro de Formação em Uberaba e reúne 200 pessoas

Pastoral do Batismo Arquidiocesana promove Encontro de Formação em Uberaba e reúne 200 pessoas

A Pastoral do Batismo Arquidiocesana promoveu no domingo, dia 25 de fevereiro, o Encontro Arquidiocesano para coordenadores e agentes da Pastoral do Batismo. O Encontro foi presidido pelo assessor arquidiocesano da Comissão Bíblico-Catequética e da Pastoral do Batismo, padre Fabiano Roberto, e realizado no Colégio Marista, em Uberaba.

O momento formativo teve como objetivo propor uma inspiração catecumenal e um processo catequético para a preparação do Sacramento do Batismo, e não para o rito. “Nós temos percebido que há uma preparação para o rito e não para a experiência do Sacramento, da iniciação a vida cristã”, disse padre Fabiano. A proposta, segundo ele, é que haja três encontros dois meses antes da celebração, no mínimo. A intenção dos encontros acontecerem dois meses antes à celebração é para que a família ou a pessoa que participou do encontro seja visitada.

Cada paróquia irá definir como serão esses encontros. “Os encontros vão seguir a estrutura do Caderno Popular: com pergunta, resposta, oração, diálogo, canto, trabalho em grupo e dinâmicas. Não será uma palestra, mas um momento catequético e de inspiração catecumenal”, explica o padre.

Para os coordenadores arquidiocesanos da Pastoral do Batismo, Aparecida de Fátima Leandro Jacinto e João Jacinto Filho, o objetivo do encontro é unir os coordenadores da Pastoral e os agentes de cada paróquia da Arquidiocese e lançar sugestões de trabalho conforme o que pede a Igreja nesse momento de Iniciação à Vida Cristã e da “Igreja em saída”.

A formação teve início com acolhida e missa. Em seguida, padre Fabiano conduziu a reflexão: “Caminhar para o Sacramento do Batismo”, com apresentação da proposta e dos conteúdos formativos e celebrativo para responsáveis, padrinhos e agentes da Pastoral do Batismo. Em sua fala, o sacerdote destacou a importância do cristão ler e estudar o que a Igreja propõe. Além disso, é fundamental se perguntar: “Onde nós queremos chegar?”. Pois, citando uma frase conhecida, o padre reforçou que “se não sabemos onde queremos chegar, qualquer caminho serve”. De acordo com padre Fabiano é preciso começar a repensar o caminho. “O que eu apresento não é o ideal, mas é o início”, disse.

Outra proposta apresentada é análoga às novas diretrizes do matrimônio, no que diz respeito ao encontro de noivos: a família será preparada e acompanhada na sua comunidade. “Nós vamos acabar com aquela história de agenda. Ou seja, eu vou perseguindo agendas: ‘onde é que tem encontro de preparação na cidade?’ Não, eu vou me inserir na minha comunidade. Eu posso batizar onde eu quiser, mas eu vou me preparar na minha comunidade”, explica padre Fabiano.

A finalidade dessa mudança é promover o espírito de comunidade. “Eu tenho dado um exemplo pessoal da minha vida no Alfredo Freire. Tem gente que vai ao batizado e eu pergunto: você é do bairro e me conhecia? A resposta é ‘Não’. Se eu já estou a três anos na comunidade e a pessoa não me conhecia é porque não participa da comunidade”, exemplifica o padre.

O sacerdote reforçou a importância de sermos positivos e dóceis à ação do Espírito Santo, e citou um trecho do Documento 107 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil): “Sabemos que o processo de Iniciação à Vida Cristã requer novas disposições pastorais. São necessárias perseverança, docilidade à voz do Espírito, sensibilidade aos sinais dos tempos, escolhas corajosas e paciência, pois se trata de um novo paradigma” (CNBB, doc. 107, n. 9). E finalizou: “A obra é de Deus, não é nossa”.

O encontro de formação foi encerrado com a oração final conduzida pelos coordenadores arquidiocesanos com a benção do padre Fabiano.

Jordana Moreira Assessora de Imprensa


0 visualização
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede