Pastoral Familiar em tempos de pandemia

Estamos vivenciando tempos diferentes e desafiadores desde que fomos surpreendidos pela pandemia. Diferentes porque toda a forma de agir e de se relacionar foi drasticamente alterada. Desafiadores porque fomos obrigados criar novas soluções para problemas e ações antigos.


Em nosso dia a dia como cristãos comprometidos não foi diferente. A Igreja como nossa Mãe desde o primeiro momento se colocou a serviço e em serviço da vida. Abraçou a cada um de seus filhos como Maria a Jesus. Tivemos e estamos tendo a oportunidade de sentir o abraço amoroso da Igreja que nos garante a força necessária para a transposição deste “deserto”. Foi com e pela Igreja que todos transformamos realmente nossos lares em igrejas domésticas.


Em nossa Pastoral Familiar os trabalhos tem continuado agora em novo formato, sempre sob a proteção do Espírito Santo. Em todos os cantos de nossa Arquidiocese os agentes da Pastoral Familiar tem se desdobrado para continuar seus trabalhos, sem medir esforços para atingir as famílias nas diversas situações em que as mesmas se encontram.

Podemos citar as preparações dos noivos para o Sacramento do Matrimônio sendo executadas de forma digital, à distância, permitindo que o cronograma e o planejamento dos noivos possam ser atendidos da melhor forma.

Além disto vale destacar a participação dos agentes da Pastoral Familiar no 10º Simpósio Nacional das Famílias que este ano aconteceu também de forma digital, tendo representatividade da Pastoral Familiar da nossa Arquidiocese.


Inúmeras são as ações desenvolvidas pela Pastoral Familiar das diversas paróquias de nossa Arquidiocese podendo destacar ainda campanhas de arrecadação de alimentos, vestimentas, agasalhos e cobertores para atender as famílias em situação mais difícil, Terços da Família on-line e reuniões de Grupos através de videoconferências.

Destacamos ainda a participação e capacitação dos agentes da Pastoral Familiar através das diversas ”lives” da Hora da Família promovidas pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB e Comissão Nacional da Pastoral Familiar. Dentre estes momentos podem ser citados “Perdas e Viuvez – Partilhando a vida”. “Família nos diferentes carismas da Igreja”, “Família e Educação”, “Avós, Fé e Família: Desafios atuais”, “Matrimônio cristão: o desafio dos primeiros anos”. Estes momentos continuam acontecendo várias vezes por semana. Por fim vale destacar que as reuniões da equipe de Coordenação Arquidiocesana da Pastoral familiar também estão sendo efetuadas por videoconferência.

Como podemos observar os desafios trazidos pela pandemia não tem interrompido os trabalhos dos agentes da Pastoral Familiar, antes propiciaram novas maneiras de ação. Desta forma a Pastoral Familiar através do trabalho de cada agente tem atendido nosso Papa Francisco: “Para que as famílias no mundo de hoje sejam acompanhadas com amor, respeito e conselho”: por esta intenção, o Papa Francisco pede a oração dos fiéis neste mês de julho. Diz ainda: “ A Igreja tem que animar e estar ao lado das famílias, ajudando-as a descobrir caminhos que lhes permitam superar todas estas dificuldades. ”

Este é o desafio. Este é o nosso trabalho. Que a Sagrada Família continue como nosso objetivo e modelo de vida, animando e aquecendo o coração de cada um que trabalha em favor deste dom de Deus: a família!

Solange e Freud

Casal Coordenador – Pastoral Familiar Arquidiocese de Uberaba

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba