Pe. José Rinaldo concluí estudos em Roma

Após quase três anos de estudos em Roma, Pe. José Rinaldo está por concluir os estudos de mestrado em História da Igreja, pela Pontifícia Universidade Gregoriana. O padre protocolou sua tese na secretaria da universidade, no último dia 16 do mês de maio, Ano da Misericórdia, que tem como título: A presença da Família Real no Brasil (1808-1821): contexto, transformações e consequências eclesiásticas e irá apresentá-la à banca dos professores examinadores, no final de setembro vindouro.

O retorno do padre, novo mestre em História da Igreja, ao Brasil será no dia 1º de outubro, quando retornará à Arquidiocese de Uberaba. Durante o período de estudo na Cidade Eterna, Pe. José Rinaldo fez os seguintes cursos: bacharelado em História e bens Culturais da Igreja (2013-2014), pela Pontifícia Universidade Gregoriana; Prática Formativa, pela Congregação para o Clero (2015-2016) e o mestrado em História da Igreja (2014-2016), também pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Pe. José Rinaldo foi ordenado no dia 15 de junho de 2007, na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, na Catedral Metropolitana. Trabalhou como Vigário Paroquial nas paróquias do Santíssimo Sacramento e Catedral Metropolitana; foi Administrador Paroquial da Paróquia do Santíssimo Sacramento; Vigário Paroquial da Paróquia Cristo Bom Pastor e Pároco da Paróquia de São José, no bairro Tutunas. Foi capelão das irmãs da Toca de Assis e das irmãs Carmelitas Missionárias; foi professor do Seminário de teologia São José da Arquidiocese e da Escola de teologia para leigos – Estelau.

O curso de História da Igreja, que Pe. José Rinaldo fez em Roma, o habilita a ser professor nos institutos de formação e também colaborar na Comissão de Bens Culturais (arquivo eclesiástico, museu de arte sacra, biblioteca eclesiástica, arte para o culto – trabalhando e orientando arquitetos, escultores e pintores de arte sacra) e outros setores. Obtendo a convalidação de seu curso pelo MEC, ele poderá, também, lecionar em universidades que tenham cursos em sua área de formação.

Brevemente ele retornará ao convívio de nossa Arquidiocese.

Da redação.

0 visualização