Prédio sede da CNBB, após reforma, é abençoado pelos bispos do Conselho Permanente

Prédio sede da CNBB, após reforma, é abençoado pelos bispos do Conselho Permanente

“Água santa! Ó agua pura, vem! Purifica este povo! Dá-nos da neve a brancura, e um coração sincero, forte, grande, novo…”. Enquanto um coro formado pelos bispos que integram o Conselho Permanente, assessores, membros dos organismos, colaboradores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e convidados entoavam os versos desta canção, um grupo de dez bispos aspergiam com a água benta abençoando todos os cômodos do prédio sede da CNBB na tarde desta quarta-feira, 27 de março. O ritual fez parte da bênção do edifício após passar por um processo de reforma iniciado em outubro de 2017.


Em referência ao prédio, o presidente da CNBB, na acolhida, lembrou que a ação pastoral da Igreja no Brasil precisa de organização e instrumentos que facilitem a comunhão eclesial. “Desejamos e suplicamos a Deus que o prédio reformado seja local de testemunho da fé. Bendigamos a Deus por tantos benefícios à CNBB e à sua nova sede readaptada às novas exigências da evangelização”, disse.

Em sua homília, o cardeal Sergio da Rocha, agradeceu a presença de todos, lembrando que não se trata de uma “reinauguração” mas de uma ação de graças porque a CNBB é dom de Deus, fruto e sinal de seu amor. “Por isto, o fazemos por meio da Eucaristia. Expressamos gratidão sincera a tanta gente que faz parte da história desta sede”, disse. Para o presidente da CNBB, cuidar da casa é também cuidar da família que a habita. “Queremos que esta casa seja espaço de vida fraterna e testemunho de fé”.

“Porque precisamos de tanta estrutura?”, perguntou o cardeal. Em sua avaliação, para evangelizar e ajudar a ser uma Igreja discípula, missionária profética e misericordiosa, conforme o desejo do papa Francisco. O cardeal Sergio disse que a CNBB é chamada a ser uma organização não meramente burocrática mas em vista de sua missão que é ser um centro motivador da Ação Evangelizadora.



Também agradeceu as doações dos santuários de Aparecida (SP) e do Pai Eterno (GO), do Banco Santander e da Adveniat, organização da Igreja na Alemanha.

De forma especial, o presidente da CNBB agradeceu ao bispo-auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da entidade, dom Leonardo Steiner. “Ele não gosta de agradecimentos, mas não poderia deixar de reconhecer porque testemunhei a dedicação generosa e competente de seu trabalho”, disse.

Impressões sobre o espaço


Pátio interno do prédio reformado. Foto: Assessoria de Imprensa da CNBB/Daniel Flores


Após a celebração, todos puderam conhecer mais detalhadamente os espaços reformados. O bispo de Luziânia (GO) e presidente do regional Centro-Oeste da CNBB, dom Waldemar Passini Dalbello, integrou a Comissão de Reforma. Em sua avaliação, o projeto foi bem executado. “Os espaços estão bem harmoniosos e o prédio mantém uma identidade com a modernidade de Brasília”, disse. Além deste aspecto, para ele o novo espaço dá objetividade para as relações de trabalho no cotidiano.

Para o arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente do regional Oeste 1, dom Dimas Lara Barbosa, que exerceu a função de secretário-geral da entidade de 2007 a 2011, a reforma preservou o espírito do prédio antigo, enfrentou problemas em estruturas que precisavam ser renovadas, como a cobertura do pátio interno, e ao mesmo tempo deu uma modernizada nas instalações.

O arcebispo de Olinda e Recife (PE) e presidente do regional Nordeste 2 da CNBB, dom Antônio Fernando Saburido, disse ter ficado surpreso com a beleza e a funcionalidade dos novos espaços. “Temos um prédio à altura da CNBB. Valeu à pena o esforço das dioceses. Este prédio será um bem para a Igreja no Brasil’, disse.

A presidente do Conselho Nacional do Laicato no Brasil (CNLB), Marilza Lopes Schuina, disse que quem trabalha com evangelização precisa de um espaço adequado e boas condições de trabalho. Ela ressaltou a beleza do prédio e deseja que esta beleza se traduza numa evangelização mais efetiva para o povo brasileiro.

Histórias do prédio sede


Fachada do prédio após revitalização. Foto: Assessoria de Imprensa CNBB/Daniel Flores


No momento que antecedeu a benção a todos os cômodos do prédio reformado, o assessor da Comissão para a Liturgia, padre Leonardo Pinheiro, retomou fatos da história do prédio sede da matriz. Consta de 1958, quando a capital do Brasil era um canteiro de obra, uma correspondência do então presidente da CNBB, cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, a dom Helder Câmara, então secretário-geral da entidade, comunicando que o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Israel Pinheiro, estava doando terras para organizações religiosas e se não seria o caso de transferir a sede da entidade para Brasília (DF), uma localização mais equidistante de todas realidades do país.

Fato que se consumou mais tarde, com a doação de um terreno à Igreja Católica no Brasil, desmembrado do terreno cedido à Nunciatura Apostólica, representação diplomática do Vaticano no Brasil. Em um primeiro momento, funcionou no espaço a sede do regional Centro-Oeste, mais tarde transferida para Goiânia. Em 1972 foi instalada uma Procuradoria da CNBB na capital federal. No ano de 1976 iniciaram os estudos arquitetônicos e o levantamento de recursos para construção do prédio. Em 15/11/1977 foi inaugurada a nova sede em Brasília. O então papa João Paulo II, hoje santo da Igreja Católica, visitou o prédio em outubro de 1991.

Fonte: Página oficial da CNBB

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede