Primeira Reunião Geral do Clero de 2019 reúne padres, diáconos e leigos no Centro Pastoral
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais
inscreva-se

Facebook

Instagram

Identidade visual para fundo escuro.png

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesena

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Primeira Reunião Geral do Clero de 2019 reúne padres, diáconos e leigos no Centro Pastoral

Nesta terça-feira, 12 de fevereiro, a Arquidiocese de Uberaba realizou a primeira Reunião Geral do Clero de 2019, no Centro Pastoral João Paulo II. O encontro contou com a presença de leigos e leigas, diáconos permanentes e recebeu 68 padres de Uberaba e das demais regiões que compõe a Arquidiocese.

A Reunião Geral do Clero acontece duas vezes ao ano e todos os padres e diáconos da Arquidiocese são chamados a comparecer. Leigos e leigas, religiosos e religiosas também são convidados a participarem da reunião durante o período da manhã, quando são tratados assuntos pastorais. À tarde, a reunião é voltada especificamente para o clero, abordando assuntos administrativos.

Na manhã desta terça-feira, após a Oração Inicial, conduzida pelo vigário geral, Pe. Saulo Emílio Moraes, o representante dos presbíteros, Padre Fábio Meira, fez a Palavra de Acolhida. Na sequência, o arcebispo metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto, iniciou a reunião falando sobre sua situação enquanto Administrador Apostólico sede vacante  na Diocese de Formosa (GO). Dom Paulo também expôs suas responsabilidades como presidente do Regional Leste 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Funções que exigem do arcebispo dedicação e tempo.


Após a fala do arcebispo, Monsenhor Célio Pereira Lima, coordenador arquidiocesano de Pastoral, apresentou questões importantes aos presentes. A primeira relativa às mudanças realizadas no quadro de assessores das pastorais e dos movimentos da Arquidiocese. Monsenhor Célio lembrou que todas essas alterações constam no Jornal Metropolitano do mês de fevereiro (e também no site, confira aqui).

Outras temáticas abordadas pelo coordenador foram:

– Ano da Caridade e D. S. I.

– Proposta de Assembleia

– Escrutínios para Vigília Pascal (Sacramentos)

– Semana Litúrgica

*Em breve, outras informações a respeito destes assuntos pontuados.

Na sequência, o assessor espiritual da Comissão Bíblico-Catequética, Padre Fabiano Roberto,  falou sobre os escrutínios para a Quaresma e a realização dos Sacramentos na Vigília Pascal. “Para os escrutínios usaremos o RICA (Ritual de Iniciação Cristã dos Adultos ou Livro Celebrações da Iniciação à Vida Cristã da Editora Paulinas)”, informou Cláudia Mota, coordenadora arquidiocesana da Comissão Bíblico-Catequética. Padre Fabiano pediu aos padres que acompanhem de perto o trabalho dos catequistas, perguntando a eles sobre os encontros que participam, “pois os catequistas sempre levam materiais para o desenvolvimento dos trabalhos da Catequese paroquial”, acrescentou Cláudia.

Padre José Edilson da Silva também teve a palavra durante a manhã e falou sobre a caminhada arquidiocesana do ECC (Encontro de Casais com Cristo), do qual é o assessor espiritual. Juntamente com os coordenadores arquidiocesanos, José Marcos dos Santos e Denize Raquel Margato Santos.

Padre Vanderlei Izaumi, reitor do Seminário Arquidiocesano de Uberaba, trouxe uma apresentação sobre a atual configuração do seminário, apresentando cada um dos seminaristas e também a realidade vivida por eles em Belo Horizonte (MG). O reitor convidou todos a conhecerem o site do Seminário (clique aqui). 

No período da tarde, a reunião tratou de assuntos administrativos e também referente às comissões pró-labore dos padres. O ecônomo da Arquidiocese de Uberaba, Padre Juliano Evangelista, conduziu os trabalhos. A próxima reunião Geral do Clero está marcada para o dia 05 de agosto do presente ano.

Confira alguns registros:




Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba